02/07/2013 | Eventos

Sindaspi e mais quatro sindicatos realizam o 1º Seminário Unificado de Imprensa Sindical de Santa Catarina

Nos dias 4 e 5 de julho, Florianópolis sediará o 1º Seminário Unificado de Imprensa Sindical de Santa Catarina. O evento é uma realização conjunta do Sindprevs/SC, Sinasefe/SC, Sindaspi/SC, Sintrajusc e SEEB/Florianópolis.

O objetivo do evento é reunir trabalhadores da área, dirigentes sindicais e estudantes para construir propostas no âmbito da imprensa sindical.

O tema do seminário "Por que a luta dos trabalhadores não é notícia??, propõe debates sobre a prática do jornalismo sindical, a disputa da hegemonia comunicacional em nossa sociedade e as questões relativas à lei dos meios de comunicação.

O evento ocorrerá no Hotel Oceania, localizado na Rua do Marisco - Ingleses.

Confira a programação e os palestrantes que estarão presentes no 1º Seminário de Imprensa sindical.

Programação:

Dia 4/7 (quinta-feira)

9h - mesa de abertura

9h15min - palestra Lei dos Meios: o desafio de quebrar o poder dos grandes grupos de comunicação.

Palestrantes: - Júlio Rudman, da Rádio Nacional da República Argentina. - Laurindo Leal, sociólogo e jornalista.

11h - debate

12h30min -  almoço

14h -  palestra Os desafios do Sindicalismo e seus reflexos na comunicação sindical.

Palestrante: Vito Giannotti do Núcleo Piratininga de Comunicação

14h40min - debate

16h - café

16h30min - painel: Fazendo a disputa de hegemonia.

Palestrantes: Raul Fitipaldi do Portal Desacato e Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura, Elaine Tavares da Rádio Comunitária Campeche e Celso Martins do Daqui na Rede.

17h30min ? debate

18h30min - encerramento das atividades

20h - jantar de confraternização

Dia 5/7 (sexta-feira)

9h30min -  painel: Condições de trabalho e as dificuldades de se avançar no jornalismo sindical.

Palestrantes: Leonor Costa, jornalista e diretora do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e Samuel Lima, jornalista e docente da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

10h - debate

11h - mesa de encerramento e encaminhamentos.

12h30min - almoço de encerramento

Julio Rudman
Jornalista argentino. Sua militância jornalística o tornou uma referência na formação jornalística, profissional e militante. Por seu livro "Buena Letra", com 18 entrevistas a Academia Nacional de Jornalismo lhe outorgou o Prêmio à criatividade. Também obteve o Prêmio Juan Rulfo da Rádio França Internacional. Há 18 anos é apresentador do programa diário El Candil, na Rádio Nacional Argentina. É colunista de Rádio del Sur de Caracas, da Revista "Sin pelos en la lengua (Sem papas na língua)" de Mendoza e do Portal Desacato do Brasil. É um dos selecionados, em 2013, ao Prêmio Doutor Honoris Causa por sua luta em favor da democratização dos meios de comunicação.

Laurindo Lalo Leal Filho
Doutor em Ciência da Comunicação pela USP, com pós-doutorado no Goldsmiths College da Universidade de Londres. É professor da Escola de Comunicação e Artes da USP e publicou entre outros livros "Atrás das Câmeras: relações entre Estado, Cultura e Televisão? e "A TV sob controle: a resposta da sociedade ao poder da televisão?. Foi ouvidor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (2008-2011). Dirige e apresenta o programa VerTV, transmitido pela TV Brasil e pela TV Câmara. É colunista da Revista do Brasil e do portal Carta Maior. Atuou na TV Globo, Cultura, Gazeta e Bandeirantes. Também foi secretário de Esporte, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo (gestão Luiza Erundina)

Vito Giannotti
Autor de mais de 20 livros sobre história das lutas dos trabalhadores, comunicação sindical e linguagem. Ministra cursos e palestras sobre estes temas em sindicatos de todo o Brasil. Italiano e ex-metalúrgico, vive no Brasil há quase 50 anos e vê a comunicação sindical como importante ferramenta de disputa de hegemonia na sociedade. É coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação.

Raul Fitipaldi
Jornalista e um dos fundadores do Portal Desacato. É co-fundador e presidente da Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura (CpCC), única com essas características no Brasil. Com o filósofo Paulo Corps Jaunsolo, criou a primeira revista de jornalismo comunitário de Montevidéu, Uruguai: Pocitos Revista. No Brasil desde finais de 1991, escreve artigos, faz entrevistas e participa de rádio, televisão e publicações diversas, todas com matrizes progressistas e focando os movimentos sociais e a união da América Latina.

Elaine Tavares
Jornalista e pesquisadora do Instituto de Estudos Latino-Americanos. É uma das editoras da Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos. Também é uma das editoras da Revista Pobres e Nojentas e membro da Rádio Campeche. Autora dos livros "Porque é preciso romper as cercas: do MST ao jornalismo de libertação" e "A Utopia na Reportagem".

Celso Martins da Silveira Júnior
Bacharel em História pela Udesc, Celso é jornalista desde 1976. Atuou nos jornais O Estado e A Notícia, é autor de livros sobre as lutas sociais e políticas em Santa Catarina. Atualmente é editor do portal de notícias Daqui na Rede.

Leonor Costa
Jornalista e militante sindical. Trabalhou como jornalista de várias entidades sindicais, tendo coordenado durante 11 anos o setor de comunicação da Fenajufe. Atualmente é jornalista do PSOL Nacional e diretora do Sindicato dos Jornalistas do DF.

Samuel Lima
Jornalista. Doutor em Mídia e Conhecimento pela UFSC, atualmente é docente da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e colaborador-docente do curso de Jornalismo da UFSC.

* Mais informações e entrevistas com os palestrantes fazer contato com as assessorias das entidades organizadoras do evento:

Cristiane Mohr (Sindaspi) (48) -  99896350

Marcela Cornelli (Sindprevs/SC) -  (48) 99973436