BLOG SINDASPI-SC
AGE Empresas Públicas Vinculadas à SAR, Proposta Rejeitada de Forma Quase Unânime

No ultimo dia 11/12 foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária das empresas públicas da Agricultura para apreciação da proposta da Campanha Salarial 2020/2021.
Obedecendo todas as medidas de segurança, a assembleia foi realizada por videoconferência e onde as dificuldades técnicas se fazem presentes, tais como problemas de conexão limitada, instabilidade, etc., os trabalhadores se reuniram fazendo uso de um mesmo equipamento, mantendo o uso de máscara e distanciamento social.
Durante o evento foi notado um pico de 194 equipamentos conectados, onde a participação dos trabalhadores, apesar de todas as dificuldades, foi considerada expressiva pela coordenação do SINDASPI, totalizando 215 trabalhadores presentes.
A situação que já era precária está piorando com os efeitos da pandemia, com aumento do preço de todos os itens de primeira necessidade. Não bastasse esse cenário, a proposta do governo é de 0% de reajuste e somente manutenção das cláusulas sociais.
Como era de se esperar, os trabalhadores insatisfeitos com a postura do governo nos ACTs anteriores de não retroatividade à data-base dos reajustes, em sua grande maioria rejeitaram a proposta, tendo como resultado 204 votando NÂO e 11 SIM.
Apesar das dificuldades, a avaliação da participação dos trabalhadores na assembleia foi positiva. A união dos trabalhadores, mesmo que de forma virtual, reanima a coordenação do SINDASPI na luta pelos direitos dos trabalhadores por eles representados.
Em tempo...
Durante o Congresso de 2017 foi elaborado um grupo para atualizar o Estatuto e com a pandemia veio a necessidade de uma avaliação mais criteriosa quanto a regulamentação de assembleias e eleições, uma modernização para adaptar novas tecnologias aos trâmites do SINDASPI e para tal, num breve momento os trabalhadores serão chamados para apreciar a proposta e é necessário a participação dos associados, pois a não participação do quórum necessário para aprovar o texto ou aprovar com mudanças pode inviabilizar as eleições que atualmente são feitas por urnas em locais fixos e itinerantes.
PS.: A demora para divulgação deve-se ao fato de problemas técnicos e adaptação de uso de múltiplas plataformas de comunicação simultaneamente. O aprimoramento vem com a prática e isso no último ano foi uma constante no SINDASPISC.
SINDICATO É CADA UM DE NÓS!