01/07/2015 | Geral

Cidasc/Epagri: Próxima reunião de negociação com Secretaria de Agricultura acontece dia 8 de julho

Está marcada para quarta-feira, dia oito de julho às 11 horas, a próxima reunião de negociação do ACT 2015/2016 referente às empresas Cidasc e Epagri entre o Sindaspi-SC e a Secretaria da Agricultura e da Pesca.

A data foi marcada no dia 30, após o Sindicato informar à Secretaria a rejeição da proposta das empresas pela Assembleia Geral Estadual dos trabalhadores do dia 18 de junho.

Secretaria quer aplicar o Conto do Vigário

O Sindicato alerta a categoria sobre as práticas antissindicais usadas pela Secretaria, que vem difundindo pelo correio eletrônico informações inverídicas sobre a negociação do ACT 2015/2016. Está claro que o objetivo é confundir os trabalhadores, pois ao telefone o Secretário Adjunto da Agricultura Airton Spies diz que as negociações serão feitas de acordo com a antiga proposta - rejeitada pela categoria -, enquanto, em ofício nº 642/2015, apresenta pontos novos para discussão. Isso está mais para imposição!

Na última mensagem eletrônica aos trabalhadores, a Secretaria anexou ofício nº 642/2015 assinado pelo Secretário Moacir Sopelsa em resposta ao nº154 protocolado pelo Sindaspi. No documento, o Secretário propõe a “Correção da base de cálculo da insalubridade”, porém sem esclarecer sobre como será feita a correção. Ao mesmo tempo, insiste em incluir de contrabando na proposta a “aprovação do PCCS revisado durante a vigência do ACT,” que até agora é desconhecido pela categoria. A assembleia foi clara e rejeitou a cláusula por não ter o conhecimento do tal Plano.

Entre outros pontos, a Assembleia também foi unânime em exigir: - reposição salarial 10% diante das perdas acumuladas no Plano Real, onde nenhum trabalhador ganhará menos de R$ 200 de aumento; -o reajuste do vale refeição para R$ 34 e - que a base de cálculo do valor referente à insalubridade seja conforme o salário fixo de cada um, sendo o ambiente insalubre comprovado por meio de LTCAT ou por Laudo Pericial Judicial.

Em tempos em que o Governo anuncia querer terceirizar quase todo o serviço prestado nas empresas públicas por meio de uma reforma administrativa, o Sindicato não pode deixar que a os trabalhadores “caiam” no Conto do Vigário e assinem um cheque em branco sobre seu futuro na Cidasc e na Epagri.
Fiquemos atentos. Categoria que luta unida permanece unida!