17/03/2015 | Geral

Conselho Deliberativo do Sindaspi/SC planeja as próximas ações

Os Coordenadores do Conselho Deliberativo do Sindaspi de/SC reuniram-se em Laguna dias 12, 13 e 14 de março para discutir assuntos inerentes ao sindicato e também planejar as atividades de 2015 e linhas gerais de formação e mobilização, de comunicação, de saúde e segurança do trabalho, financeiras, administrativas e de negociação salarial assim como questões jurídicas que vão nortear o Sindicato.

A atividade contou com a presença do pastor luterano Gunter Wolff (Pastor Lobo), convidado a falar sobre "a importância do conhecimento teológico na luta de classe" fazendo um contexto entre a biblia e a realidade atual.

Outro convidado foi o advogado João Carlos Santin, novo assessor jurídico da entidade, que analisou a atual situação política e econômica no Brasil e o papel dos trabalhadores na defesa dos seus direitos retirados, tanto por meio da terceirização como das medidas provisórias nº 664 e 665 do Governo Federal do final do ano passado – que retiram direitos trabalhistas e previdenciários como o seguro-desemprego e o seguro defeso para o pescador. Para ele, a perseverança, a solidariedade, a cooperação e a participação efetiva são princípios que devem nortear o Sindicato.

Ações devem ampliar contato do Sindicato com a base

Com objetivo de fortalecer as lutas pontuais e gerais da categoria, a coordenação do Sindaspi deliberou por promover cursos de formação, trabalhar campanhas sobre direitos, ampliar a filiação, buscar melhorar permanentemente a comunicação da entidade com a base. No âmbito da nova Secretaria de Saúde e Bem Estar, a meta inicial é identificar os problemas e as doenças que estão acometendo a categoria conforme os locais de trabalho.

Quanto à Campanha Salarial, a ideia é apresentar a proposta aprovada pelos trabalhadores das empresas e ao Secretário da Agricultura Moacir Sopelsa nos próximos dias e aguardar contraproposta.

Novos e conhecidos companheiros de Gestão saíram satisfeitos com a atividade. O representante José Clovis Moreira, coordenador regional em São Miguel do Oeste considera que a reunião é muito importante para que se possa debater os assuntos que são pertinentes ao Sindaspi e à classe trabalhadora: “- A gente conseguiu se capacitar um pouco mais sobre o momento atual e político  econômico no Brasil e no mundo e também tratar de questões administrativas do Sindaspi”.  E diz que o próximo desafio é a Negociação Salarial que além das lutas gerais para tornar o Brasil um país melhor, mais sustentável e democrático.

Nova reunião do Conselho Deliberativo foi marcada para junho.

Clique AQUI e acesse álbum com fotos dos três dias de reunião.