01/11/2013 | Geral

Depoimentos - 25 anos do Sindaspi

O Sindicato representa muitas lutas e muitos ganhos. Ele é a representação dos trabalhadores. Houve momentos bons e ruins. Algumas vezes falta de informações e respostas para repassar pra base. Lembra que foi um dos primeiros diretores na região.

Lembra de um acontecimento numa EIFE que na época se chamava Oline em Caçador, onde se reunirão todos os trabalhadores que participavam dos jogos numa passeata pelas ruas. Neste ano se avançou nas negociações. Lembra de outra época em que numa negociação derrubaram portão e entraram na secretaria da agricultura e sentaram até na mesa do governador.

Oscar Nunes – Cepaf - Chapecó

--------

O Sindicato representa a participação e luta dos trabalhadores. Sem a organização não temos força, não conseguimos nada, não teremos conquistas. Um caso engraçado que lembra que numa mobilização em Lages pararam para tomar café e comeu pastel. O mesmo fez mal e onde estavam não tinha banheiro, entraram num local e era um banhado. Se atolaram. Por isso levou o apelido de pescador.

Sélio Pedro Freitag – Cepaf Chapecó

--------

Muitas lutas, muitas conquistas. Sindaspi uma esperança de mobilização na construção de uma sociedade de inclusão social. Fatos marcantes: a greve junto com os professores a mais de 20 anos, uma caminhada pelas ruas de Joaçaba em tempo de Jogos Abertos, o Senhor Cassildo Maldaner fez o discurso de abertura. Nós, levantamos as faixas, tinha palmas gravadas, mas as vaias se sobressaíram e ele rasgou o papel do discurso... Sentimos medo, pois tinha muitos policiais.

No Confaser de Brasília a 18 anos dois ônibus de extensionistas na defesa e conquista de políticas públicas como o Pronaf.

Sindaspi lembra luta, solidariedade, sonhos, conquistas, ousadia. Hoje percebo que tivemos uma base com menos ações de pequenos burgueses. Novamente vivemos num momento de desmonte da extensão rural. Precisamos voltar a agir em defesa da ampliação e manutenção das nossas conquistas.

Elvina Costa Curta - Regional Epagri Xanxerê

-------

“Naquele ano (1988) a gente se organizou e ia de casa em casa convidar os colegas pra ajudar a fundar o sindicato. Tinha que ser meio na moita. Mas hoje a gente vê que valeu a pena”.

Arno Valter Bender – sócio fundador do Sindaspi

Trabalhador no Laboratório de Análises de Água – Cepaf Chapecó

-------

“Sou sócia desde que entrei na empresa”

Creusa Mariza de C. Silveira

--------

“O Sindaspi trouxe grandes avanços aos funcionários”.

Irene Lúcia Quinot Manes

--------

“O Sindaspi sempre me atendeu nas minhas necessidades”.

Evandir Luiz Vieira

--------

“O Sindaspi é muito bom para os trabalhadores associados”.

Manuel João da Silveira

--------

“Sou associado desde que entrei na empresa”.

Gilmar Hillisheim

--------

“O Sindaspi me ajudou em tudo que eu precisei e sou associado desde que entrei na empresa”

José Domingos Clemente

--------

“O Sindaspi é uma extensão da minha casa e a principal ferramenta de luta para nos contrapor ao capital e a quem nos comanda. Sem o sindicato, ficamos órfãos e a mercê da sorte para conquistar alguma coisa para a nossa vida e no profissional.  Para mim, a principal marca do sindaspi nos 25 anos é sua capacidade de aglutinar forças para defender os associados e nunca desistir, buscando algo a mais que uma reposição salarial, mais à luta de classes e soma-se a isso,  o nível de consciência dos dirigentes que nunca recuam”.

“Alguns eventos que marcaram o Sindaspi nestes 25 anos, foram  o Seminário sobre as empresas públicas da agricultura em 2003, os Congressos  buscando a diversificação de temas que interferem diariamente nos trabalhadores.  Além disso, o Sindaspi investe nas capacitações em todos os níveis, buscando estimular a consciência dos trabalhadores.  As lutas através das assembleias,  manifestos nas ruas,  seminários (agroecologia) e por fim, a comunicação com jornais, boletins, informações na pagina do Sindaspi, redes sociais e outros meios”.

José Clóvis Moreira

Epagri São Miguel do Oeste

--------

"O Sindaspi representa, para mim, um movimento forte de organização, liberdade de expressão e de decisão. É o ponto de partida para o encontro do direito com a conquista. Representa o esforço para garantir aquilo que é nosso e que nos move em busca de maior reconhecimento por aquilo que fazemos.

Como diz em um trecho da Bíblia "Se calarem a voz dos profetas (povo), até as pedras gritarão”.

Leandro Nestor Hübner

Epagri - Princesa

--------

“Sou filiado do Sindaspi desde 1991 e sempre pude contar com o auxílio do Sindicato, que sempre defendeu os interesses e direitos dos trabalhadores.”

Lourival Defreyn

Epagri de Ituporanga

--------

“Fundamos o Sindaspi em 1988, em Rio do Sul, e nestes 25 anos foram muitas lutas e importantes conquistas como as cláusulas da insalubridade, do auxílio-creche e o próprio PCS. Foram tantas conquistas que é até difícil lembrar-se de todas. Sempre que recorremos ao Sindaspi sempre que precisamos e sempre nossa região foi prontamente atendida. E peço a todos que não são filiados que se se associem ao Sindaspi, pois juntos somos mais fortes”

Sebastião de Freitas

Epagri de Ituporanga

--------

O Sindaspi representa para mim a Proteção Legal do trabalhador perante as empresas.  E também contribuiu para muitas conquistas, basta olharmos para trás, um histórico dos benefícios conquistados desde o ano de 1988 quando comecei a trabalhar na ACARESC, de lá   ate hoje, podemos dizer que em grande parte fomos vitoriosos.

E nós somos a base que dá sustentação para nossas lutas, por isso precisamos do sindaspi e ele precisa de nós.

Eu era ainda muito jovem, ainda existia a intersindical que faziam parte das mesmas  lutas os demais sindicatos  ( hoje cada sindicato luta por si por seus interesses )  fomos para Florianópolis e após a reunião com os trabalhadores nos encaminhamos  para a Assembleia Legislativa onde foram distribuídos alimentos ( frutas, verduras ) para a população. O governo enviou o comando militar, no momento fiquei com muito medo, apreensiva, como se nós fossemos baderneiros e a nossa intenção naquele local era a distribuição de alimentos que ajudamos a produzir, o resultado de nosso trabalho. Mostrar que nós estávamos ali lutando por melhorias salariais e que nós somos importantes para a sociedade.  E isso nos fortaleceu ainda mais como sindicato.

Maria Salete M. Pagnoncelli

Palma Sola/SC

--------

"O SINDASPI está sempre em defesa dos trabalhadores. Nunca esquecerei a assembleia e manifestação de rua realizada em Chapecó e Goio-ên, um grande momento de luta da categoria. O congresso realizado em Laguna, em 2005, sobre as transformações no mundo do trabalho foi um momento de reflexão, confraternização e cultura."

Marlei T. W. Kroth

Epagri - São Miguel do Oeste

--------

“O Sindaspi representa muito para mim, pois nos orienta em relação às causas trabalhistas, defendem os direitos dos trabalhadores, sempre procurando o melhor os funcionários. O Seminário sobre as empresas públicas da agricultura (2003), o Congresso sobre Águas em Balneário Camboriú (2008) e as assembleias e manifestações nas ruas de Lages e Chapecó foram grandes momentos na história do Sindaspi/SC”.

Neide Terezinha Hillesheim Stecker

Epagri - Mondaí

--------

“Naquele tempo a gente tinha que engolir as coisas na marra. Não podia nem falar, reclamar então era crime e já vinha ameaça. Depois, com o Sindaspi ficou diferente. Ainda tem ameaça e pressão, mas eles se cuidam mais por que sabe que tem alguém pra nos defender. E fomos nós trabalhadores que criamos isso, digo com orgulho. Hoje se a empresa é mais humana e séria é porque tem um sindicato que cobra e que briga”.

Sebastião Telmo Pires

Operário Rural – Centro de Treinamento da Epagri de Chapecó

--------

“Atuo na empresa desde 1986 (Acaresc) e na época, um grupo começou a pensar um sindicato, de modo a organizar os funcionários e fortalecer a extensão rural. Foram diversas reuniões, sempre nos finais de semana, pois era um assunto polêmico para se debater dentro da empresa. Naquela época existia certa perseguição às pessoas que participassem destas reuniões. O Plano de Cargos e Salários surgiu através de ações do Sindaspi, além de muitas outras conquistas e avanços nos Acordos firmados.

O Sindaspi também nos deu suporte para criamos a consciência da nossa força enquanto trabalhador, de nosso poder de liderança e nossa capacidade de nos articular. Foram muitas conquistas e alegrias, mas também muitas dores, sofrimento e muitos coordenadores do sindicato comprometeram seriamente a própria saúde ao se dedicarem à luta sindical.

Nossos encontros de formação, reuniões, congressos nos auxiliaram no conhecimento e no pensar coletivo. O Sindaspi luta também por outras categorias, participa de atividades para criarmos e fortalecermos um mundo melhor para toda a sociedade. Parabéns Sindaspi/SC”.

Sonia Maria Abate

Extensionista Rural na Epagri em Aurora

Uma história de lutas

Por ocasião do aniversário dos 25 anos do SINDASPI deixo aqui algumas considerações do que presenciei desde que me filiei no sindicato há 22 anos!

A criação do Sindaspi vem no bojo da luta pelo fim da ditadura militar incluindo aí a volta do país a normalidade democrática, com a volta dos exilados, a criação de novos partidos políticos e a promulgação da nova Constituição em 1988, que vige até o presente!  Devido a um sério problema de saúde apenas acompanhei o desenrolar das ações que criaram a Associação inicial vindo a dar origem ao que hoje é o Sindaspi!

Numa avaliação rápida ressalto o seguinte: No seu primeiro momento o Sindaspi teve a participação de um grupo formado por engenheiros (as), agrônomos (as), extensionistas rurais, técnicos agrícolas e demais categorias das empresas públicas agrícolas de Santa Catarina, com hegemonia da antiga Acaresc, posterior Epagri, secundados pelos companheiros das demais empresas e um pequeno grupo das empresas privadas.

Diria que nesta fase, de criação teve a hegemonia de Agrônomos e Extensionistas da Acaresc, todos oriundos de movimentos sociais e políticos da época ainda da luta contra a ditadura. O foco da luta sindical neste momento foi eminentemente organizacional e salarial!

A partir de l995, com a eleição da companheira Enedê, tivemos um período de hegemonia das extensionistas rurais no comando do Sindicato, com a criação e consolidação do regime de Colegiado em substituição ao regime presidencial!

Neste período o sindicato passou por momentos interessantes na tentativa de aprofundar a discussão do papel do sindicato voltado para novas ações que extrapolassem a luta apenas econômica!

Com a saída da companheira Enedê e o afastamento da maioria dos antigos companheiros fundadores do sindicato formadores de uma aliança de perfil variado, mas focados todos mais na luta econômica, o sindicato passou por um momento de crise, um pouco pela inexperiência da nova equipe quanto pelos ataques sofridos de forma sorrateira por um pequeno grupo que fora afastado da nova direção!

Houve a famosa Assembleia de Lages no ano de 2002, quando se discutiu os novos rumos do Sindicato e uma relativa reformulação na equipe Coordenadora do Sindicato com a hegemonia aí de um grupo de Técnicos Agrícolas a frente do Sindicato, com maior participação de todos os segmentos tanto das empresas públicas quanto do setor privado!

Foi neste período de 10 anos, de 2002 a 2012 que o Sindicato se consolidou como uma organização de trabalhadores com foco classista buscando alianças e comprometimentos com a luta geral dos trabalhadores tendo como princípio as lutas históricas, aliado à teoria geral da luta dos trabalhadores em Santa Catarina, no Brasil e no Mundo!

Esta visão prevalece até os dias de hoje!

Dornelles Pozzobon

Assistente Administrativo da Cidasc