21/03/2017 | Geral

Dia 21 de março é Dia Internacional da Síndrome de Down

Neste 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, o Sindapsi/SC ressalta a importância da adoção de políticas públicas de inclusão social das pessoas portadoras da Síndrome e de qualquer outra necessidade especial. Desde políticas na educação, de assistência à saúde e de inclusão no mercado de trabalho são importantes conquistas da sociedade  e mais que necessárias. A data 21 foi escolhida pelo fato de que o evento genético que provoca a síndrome – a pessoa com Down nasce com três cromossomos no par de número 21. No estado de Santa Catarina, o Dia Estadual da Síndrome de Down, é celebrado na mesma data.

Por isso, temos a preocupação de incluir em nossas convenções e acordos coletivos a garantia de um auxílio financeiro aos trabalhadores que possuem dependentes com necessidades especiais, como é o caso da convenção coletiva de trabalho negociada com o Sescon- Santa Catarina, Sescon- Grade Florianópolis e Sescon- Sul  e Sebrae/SC.
A todos os portadores, parentes e companheiros de portadores da Síndrome damos os parabéns pela luta diária que vencem com persistência todos os preconceitos ainda existentes em nossa sociedade. Com certeza, essa luta é de todos nós!

Coordenação do Sindaspi/SC