28/11/2016 | Geral

Em assembleia da ONU Fidel Castro questiona a lideres o que entendem der direitos humanos

Fidel Castro, ex-presidente de Cuba, e líder da revolução cubana em 1959, morreu na madrugada de sábado (26), aos 90 anos,conforme horário de Brasília.
Sua história, inseparável da história da ilha de Cuba do século XX e XXI, fez a diferença no mundo e por meio da revolução - junto com Che Guevara e outros militantes - transformou o seu país, que mantinha economia propositalmente subdesenvolvida e de grande dependência dos Estados Unidos e passou a ser exemplo, principalmente, em políticas públicas em educação e saúde.
Enquanto Fidel transformou a realidade de Cuba com determinação, não faltoupressão econômica e política por parte de países capitalistas para que fosse aniquilada a ideia do comunismo e cobranças para que os direitos humanos fossem respeitados naquele país.
Enquanto ministro do conselho de Estado e de Ministros da República de Cuba, Fidel fez um discurso na Assembleia Geral da ONU, em 1979, que acontecia em Nova York, questionando a dezenas de outros líderes o que entendiam por direitos humanos.
Vale à pena assistir a um trecho do discurso.

Texto: Silvia Agostini Pereira

Vídeo: Nossa Época