21/01/2015 | Geral

Levantamento registra 1300 feiras agroecológicas no país

Em todo o país, existem 5.119 feiras livres em 1.176 municípios. O dado faz parte de um levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que ainda apontou a existência de 1.331 feiras agroecológicas em 624 municípios.

De acordo com a pesquisa, a maioria das feiras livres (83%) tem periodicidade semanal. O mapeamento foi realizado em 1.628 municípios, além de 23 estados e do Distrito Federal.

Para a integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Luana Carvalho, esses números poderiam ser ainda maiores. Ela destaca que falta investimento por parte dos governos municipais.

“Os municípios ficam muitas vezes com o compromisso de ceder o espaço, mas não investem em nenhuma política pública na construção e na organização dessas feiras. Muitas feiras que existem nos municípios daqui do Rio de Janeiro que eu vejo são garantidas através de projetos federais e também muitas garantidas através dos próprios agricultores” , Luana ainda ressalta a importância das feiras agroecológicas como espaços de diálogo com a população sobre a produção orgânica de alimentos, sem uso de agrotóxicos.

“Esse contato direto que os produtores conseguem ter nessas feiras locais com os consumidores é um momento não só de venda dos produtos, mas também de divulgação da agricultura familiar, pra dizer também que a agricultura familiar produz alimentos saudáveis para população.”

O levantamento também revelou a existência de 951 mercados públicos ou populares em 621 municípios.

Atualmente, o Brasil possui 5570 municípios. Os municípios participantes da pesquisa correspondem a 56,8% da população brasileira.

Fonte: Radioagência BdF