29/10/2019 | Geral

Parabéns Sindaspi/SC! 31 Anos em Defesa dos Trabalhadores.

Nossa Hirstória: em 23.09.1981 surge a Associação dos Funcionários da Acaresc  - AFA. Em 1987, chapa vencedora foi encabeçada por Wilson Müller (Pres.), Adenau Franke (Vice) e Enedê Catarina Casarotto (1ª Secret.). Já em 19.12.1987 na cidade de Xanxerê, foi realizada a assembleia da Associação Pré-Sindical dos Trabalhadores das Empresas de Assessoramento Perícia e Pesquisa de Santa Catarina. Era composta por funcionários da Acaresc e Empasc. A diretoria provisória era composta por Adenau Franke (pres.) e Wilson Müller (secret).

Em 29.10.1988 Nasce o Sindaspi: Sindicato dos Empregados nas Empresas de Assessoramento, Perícia e Informação do Estado de Santa Catarina em uma Assembleia realizada em Rio do Sul a Associação se transforma em sindicato. Em Junho de 1989 acontece a maior e mais representativa manifestação dos funcionários das empresas da SAA. Cerca de 400 trabalhadores se concentram em frente ao TRT para primeira audiência de Conciliação com as empresas do governo.

Em 05.10.1989 acontece a Assembleia Estadual unificada dos servidores Públicos. O SINDASPI foi o principal agente na área da SAA na histórica greve de outubro/1989. E em 24.03.1990 em outra Assembleia Geral conjunta foi extinto o SEPESC e o SINDASPPI, passando a existir um único sindicato, o SINDASPI com a denominação atual onde foi reconhecido em Abril de 1990
junto ao ministério do trabalho no Diário Oficial da União. Está no Arquivo de Entidades Sindicais Brasileiras sob processo nº 22430 001 276/90.

Em Novembro de 1990 se realiza a primeira eleição efetiva para o sindicato com a participação de 26 dirigentes locais do Estado e eleito Juarez Müller (pres). Cinco meses depois, já em 1991, o Presidente da entidade renuncia ao cargo e neste dia é realizada reunião da diretoria para recomposição dos cargos, sendo eleito novo presidente, Nelso Figueiró.

Oito anos depois, em 26.09.1999, foi eleita a primeira gestão Colegiada composta por 10 (dez) Coordenadores Estaduais sendo 07 (sete) efetivos e 03 (três) suplentes, que funciona como instância executiva. As 20 (vinte) Coordenações Regionais compostas por 03 (três) membros cada. Toda esta estrutura forma o Conselho Deliberativo.

Hoje dia 29 de Outubro de 2019 o Sindaspi/SC completa 31 anos de lutas em defesa dos trabalhadores. Sua marca está na história e continuará por muitos anos. Parabéns a todos os Sindapsianos por essa data!

SINDICATO É CADA UM DE NÓS!