Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


12/06/2013 | Mídia / Imprensa / Comunicação

Revista Veja deverá pagar indenização a professor por danos morais

A revista Veja foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul por ofender um professor de história de Porto Alegre. A Editora Abril e as jornalistas Mônica Weinberg e Camila Pereira terão que indenizar o educador em R$ 80 mil. A decisão foi tomada em dezembro do ano passado e, após recursos, a 10ª Câmara Cível do TJRS confirmou a sentença em junho deste ano.

No entendimento da Justiça, a publicação em sua edição nº 2074 reportou fatos descontextualizados e distorcidos na matéria ?Prontos para o Século XIX" (de agosto de 2008). Na reportagem, segundo o professor autor do processo, a revista defendeu que os educadores e as escolas incutem ideologias anacrônicas e preconceitos esquerdistas nos estudantes.

A matéria descreveu uma cena que ocorria em sala de aula sobre a Revolução Industrial, do século XVIII. Porém, segundo o professor, os fatos foram distorcidos pela reportagem e expressos em tom ofensivo através de uma generalização infundada.

Para a juíza Laura de Borba Maciel Fleck, "o conteúdo da matéria jornalística, além de ácido, áspero e duro, evidencia a prática ilícita contra a honra subjetiva do ofendido. A reportagem, a partir do momento que qualifica o autor como esquerdista, com viés, de resto, pejorativo, sem a autorização do demandante, extrapola os limites da liberdade de imprensa".

Fonte: Radioagência NP