15/08/2014 | Movimentos Sindicais

Moção de apoio ao Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro

Os participantes do 2º Seminário Unificado de Imprensa Sindical, realizado de 6 a 8 de agosto, em Florianópolis, Santa Catarina, que teve como tema “A Democratização da Comunicação e a luta contra a Criminalização dos Movimentos Sociais”, vem a público se solidarizar com os companheiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, que sofreu ataques e ameaças de destituição da direção.

O episódio que desencadeou os ataques à direção diz respeito à entrevista coletiva realizada na sede do sindicato, no dia 25 de julho, com parentes dos manifestantes perseguidos e presos no Rio. A coletiva com a imprensa local foi organizada pela Justiça Global e pelo Grupo Tortura Nunca Mais.

Durante a coletiva, ativistas presentes criticaram de forma dura os jornalistas. Não somos a favor de nenhum tipo de violência contra os jornalistas, que também são trabalhadores, porém não achamos que a crítica seja motivo pra destituir uma diretoria combativa. Inclusive a própria presidente do Sindicato interveio e defendeu os profissionais de imprensa presentes.

O Sindicato do Rio também atuou na defesa dos jornalistas à época das manifestações, exigindo proteção e segurança para os profissionais.

O clima tenso entre movimentos sociais, ativistas, sociedade e mídia se intensifica a cada dia, como mostraram, por exemplo, as manifestações de junho de 2013, quando a mídia foi alvo de críticas nas ruas de todo o País. Um alerta para as empresas de comunicação de que a sociedade civil organizada e a população em geral não estão tão contentes assim com os serviços do sistema comunicacional brasileiro. Porém, jornalistas são trabalhadores e devem também se enxergar como tal quando cobrem as lutas nas ruas.

Nada justifica a violência contra os trabalhadores de ambos os lados, que fique explícito. Porém, não se pode usar o ocorrido no dia da entrevista coletiva no Rio para se atacar uma diretoria sindical.

Por isso, reiteramos nosso total apoio à direção do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro.

Em defesa da classe trabalhadora como um todo, é por isso que lutamos!

Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora

Entidades que compõe o Fórum:

Sindaspi/SC, Sindprevs/SC, Sinasefe, Sintrajusc, Seeb Floripa, Sintespe, Sintufsc, Sindicato dos Farmacêuticos, Sindes, SindSaúde, Sinergia, Sintaema, CUT/SC, CTB, MST, Consulta Popular, Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura (CpCC), Portal Desacato e Revista Pobres & Nojentas.