31/05/2017 | Movimentos Sindicais

Nova Greve Geral está prevista para acontecer entre 26 e 30 de junho

Greve Geral de 28 de abril em Florianópolis. Crédito: Linete Martins

Centrais sindicais de trabalhadores organizam nova greve geral entre 26 e 30 de junho em protesto às contrarreformas do governo Temer que atacam direitos trabalhistas (PL 38/2017) e a Previdência Social (PEC 287/16 - PL 6.787/16). Após a greve do dia 28 de abril e o ato #OcupaBrasília no dia 24 de maio, que teve forte repressão da Polícia Militar do DF e Força Nacional, as centrais reuniram-se dia 29 de maio e avaliaram a necessidade de fazer um novo movimento paredista de âmbito nacional ainda maior e de duração de 48 horas..

Na próxima segunda-feira (5), as centrais sindicais reunem-se novamente na sede da Nova Central, em São Paulo, para definir as próximas mobilizações do movimento sindical.

Em Santa Catarina, o Fórum de Lutas em Defesa dos Direitos aguarda as deliberações da nova reunião para definir as ações locais da Greve, enquanto isso realiza mobilizações nos aeroportos recepcionando e conversando com os deputados e senadores do Estado.

Sobre as contrarreformas:

O projeto de lei 38/2017, que destrói a CLT já foi aprovado por maioria na Câmara Federal e agora está em discussão na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. No entanto, o parecer favorável do relator Ricardo Ferraço, que também apresenta pontos negativos sobre o projeto, só será lido dia 6 de junho. Até lá é preciso fazer mais pressão em cima dos Senadores.

Já a PEC da Previdência, deve ir à discussão no Plenário da Câmara entre 5 e 12 de junho, de acordo com Rodrigo Maia, presidente da Casa.

Acompanhe a tramitação das matérias nos seguintes links:

PEC 287/2016

PL 38/2017