07/06/2013 | Movimentos Sindicais

Por unanimidade, trabalhadores aprovam Estado de Greve

Os trabalhadores e trabalhadoras do transporte urbano da Grande Florianópolis estão em estado de greve. Esta é a decisão soberana de cerca de mil trabalhadores que compareceram na assembleia realizada nesta segunda-feira, 3 de junho. Foram três encontros, às 9h30, 15h30 e 19 horas. A decisão já foi comunicada aos empresários do setor e à Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio de ofício assinado pelo Secretário Administrativo, Financeiro e Assuntos Jurídicos do Sintraturb, Anderson Geraldo.

Os trabalhadores exigem a redução da jornada de trabalho de 6h20 para 6 horas e a extinção da jornada de 3 horas, além de aumento salarial. Por conta da elevada inflação no preço dos alimentos, os trabalhadores exigem ainda um vale alimentação de R$ 460.

A proposta patronal, rejeitada por unanimidade nos três turnos da assembleia, pretendia manter as três jornadas de trabalho já existentes (3 horas, 6 horas e 6h20), assim como dar reajustes diferenciados para motoristas e cobradores. Esta parte da categoria receberia a inflação (7,16%) retroativos à 1º de maio, acrescidos de mais 2,64% de aumento real a partir de agosto. Os demais companheiros dos setores de garagem, manutenção, limpeza, escritório, agentes de terminais, entre outros, receberiam apenas a inflação. Ainda na proposta patronal, que foi rejeitada, o vale alimentação ficaria em R$ 450.

Os trabalhadores voltam a se reunir na noite de domingo, para debater qualquer nova eventual proposta feita pelos patrões do transporte. Em caso de não haver nova proposta, ou da proposta não ser satisfatória, os trabalhadores iniciarão a greve à zero hora de segunda-feira, 10 de junho.

Leia o ofício enviado à Prefeitura Municipal de Florianópolis comunicando o Estado de Greve

Florianópolis, 04 de Junho de 2013. Of.130/2013.

Ao
Secretario Municipal de Transportes
Valmir Humberto Piacentini

ASSUNTO: Greve / Lei 7.783/89.

O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTE URBANO, RODOVIÁRIO, TURISMO, FRETAMENTO E ESCOLAR DE PASSAGEIROS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS ? SINTRATURB, entidade sindical de primeiro grau, devidamente inscrita no CNPJ sob o nº. 01070068/0001-00, com sede na Av. Mauro Ramos, n° 398, Centro, Florianópolis, com base territorial nos Municípios de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis (Sede), Garopaba, Governador Celso Ramos, Palhoça, Paulo Lopes, Major Gercino, Nova Trento, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara, Tijucas, neste ato representado por seu representante legal, vem perante Vossa Senhoria, comunicar para efeitos da Lei de Greve, Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, que os trabalhadores reunidos em Assembleia Geral na data de ontem (03/06/2013) em três turnos (9:30h, 15:30h e 19h) deliberam por deflagrar o movimento paredista no sistema de transporte público URBANO, que poderá ocorrer a partir de 0h de segunda feira 10 de Junho 2013 nos termos do art. 3º e 13 da referida Lei.

Anderson Geraldo
Secretário Administrativo, Financeiro e de Assuntos Jurídicos.