23/02/2022 | Movimentos Sindicais

SindaspiSC participa de reunião com Sindicatos, Movimentos Sociais e Estudantis de Chapecó para discutir problemas no transporte coletivo urbano

Na tarde dessa terça feira, o SindaspiSC representado pela funcionária da Sede Chapecó Juliana de Carvalho, participou de uma reunião com Sindicatos, Movimentos Sociais e Estudantis de Chapecó. A reunião contou também com a participação da bancada de oposição na câmara, que busca através da casa legislativa uma Audiência Pública para tratar o tema e debater sobre os problemas e apontar soluções.

O eixo principal do problema infelizmente se repete, o capital na busca incessante por lucros forçando para que o trabalhador como sempre pague a conta. Alegando prejuízos com a pandemia, a empresa que detém a concessão do transporte coletivo (diga-se de passagem há mais de 30 anos), reduziu os horários de disposições dos coletivos fazendo com que, mesmo ainda não tendo passado a grande crise pandêmica, as pessoas tenham que se submeter a ônibus lotados, sem infraestrutura de higienização adequada para poder honrar com seus compromissos de trabalho. Outro fator grave é que sem cobradores, motoristas trabalham sobrecarregados, de maneira exaustiva e acaba por consequência atrasando as rotas, gerando fadiga física e metal de todos os trabalhadores.

O mais bizarro e chega até ser até moralmente questionável é que, os horários de início de expediente não foram tão atingidos/reduzidos quanto os de final, ou seja, para cumprir com o horário de chegada, o "setor" se mantém, porém na volta pra casa, caso o trabalhador não consiga pegar o ônibus terá que esperar pelo menos uma hora para o próximo, um absurdo lamentável.

Hoje representantes do Movimento tem uma reunião agendada com a Defensoria Pública e na sexta feira (25/02) estarão novamente reunidos para avaliação dos resultados dessa semana e organizar os atos e mobilizações da próxima.

Chega dos Trabalhadores pagarem a conta, Transporte Público Coletivo se faz também com subsídio de dinheiro público, logo dignidade e qualidade é um Direito.

Sindicato é cada um de Nós!