11/03/2016 | Movimentos Sindicais

Violência do prefeito nos trabalhadores de Florianópolis em greve

A assembleia como de costume, em mais de 5 mil presentes, lotou a Praça Tancredo Neves - e, com a falta de negociação por parte da prefeitura e não atendimento de nenhuma demanda, não hesitou em votar pela continuidade da greve. Logo depois, os servidores saíram em passeata, caminhando animados e dialogando com a população até a Câmara Municipal de Florianópolis (CMF). Lá, membros da direção do Sindicato dos trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis - Sintrasem conversaram com vereadores e, com a pressão dos trabalhadores, obtiveram conquistas. O presidente em exercício da CMF, Edmilson Carlos Pereira Junior - PSB, garantiu que haverá cobrança para que o Executivo abra mesa de negociações. Em caso de mais uma negativa por parte da prefeitura, a pauta da Câmara ficará travada até que haja negociação com o movimento grevista. Além disso, o Sintrasem terá tempo de fala garantido no plenário.

Dando continuidade ao ato, trabalhadores se dirigiram até a Secretaria Municipal de Administração, para cavar

mesa de negociação. No entanto, os servidores se depararam com portas fechadas e, enquanto tentavam conseguir entrar para conversar, tiveram mostras do lado brutal da prefeitura: spray de pimenta indiscriminado, jogado por alguns membros da Guarda Municipal, em cima das pessoas que se manifestavam de forma pacífica e ordeira. Dezenas de servidores e passantes foram atingidos; foram necessárias muitas garrafas de água, vinagre e inclusive o deslocamento de ambulância para atender todos. Diversas pessoas passando mal enquanto tentavam reivindicar nada mais que seus direitos - mais um demonstrativo do quanto a prefeitura pouco liga para as pessoas e seu bem estar, preferindo o dinheiro e a relação com seus parceiros empresários.

O Sintrasem aproveita a oportunidade para agradecer aos trabalhadores do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Serviço de Atendimento Movél de Urgência (SAMU) e Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC) na prestação de socorro e auxílio aos trabalhadores e trabalhadoras atingidos pelo spray de pimenta.

As mentiras do prefeito estão cada vez mais difíceis de se sustentar: fala que são 200 manifestantes nos atos dos servidores enquanto mais de 5 mil tomam as ruas; fala que não tem dinheiro enquanto dá aumento e reajustes para os seus empresários parceiros; fala que a mobilização é pequena enquanto a greve cresce dia após dia; fala que os trabalhadores são irresponsáveis enquanto é o verdadeiro culpado por precarização, falta de condições e greve no serviço público. Vamos transformar nossa indignação em impulso para continuarmos com nossa greve forte, com unidade e organização até a vitória!

Fonte: Assessoria de Comunicação Sintrasem