02/10/2015 | Movimentos Sociais

Manifestações em SC e no país querem defesa da Petrobrás e mudança na política econômica do Governo

Neste dia 3 de outubro, quatro manifestações populares acontecem em Santa Catarina com objetivo de cobrar mudança na política econômica do governo Dilma como o fim do ajuste fiscal que recai sobre os ombros do trabalhador, assim como a defesa da Petrobrás, que completa neste mesmo dia 3, 62 anos.
Estão programados mais de 30 atos de protesto no País, que devem se repetir no próximo período, também com outras temáticas.
A Petrobrás está ameaçada de perder o controle sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo (que podem conter mais de 100 bilhões de barris), como também ameaçada pelo projeto de lei 131/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que pretende tirar da empresa a função de operadora única do pré-sal. A estatal produz riquezas que representam 13% do Produto Interno Bruto (PIB), geram milhões de empregos e 42% de todos os investimentos da indústria nacional.
Outro ponto forte que converge a Frente é querer o fim das políticas neoliberais que estão em curso nesse governo. Apesar disso,  a luta contra o golpismo e a meta de que o Brasil avance em reformas estruturais, como a tributária, a política, a agrária, democratização dos meios de comunicação, estão na pauta de reivindicações do movimento.
As manifestações são organizadas pela Frente Brasil Popular, lançada em Recife em agosto por 2,5 mil pessoas militantes de movimentos sociais e sindicais, com propósito de unificar a esquerda no combate à ofensiva conservadora em curso no país.

As manifestações acontecem em:

- Chapecó: às 9 horas, na Praça Coronel Bertaso
  contato com Rosangela (49) 8428-2781;

- Florianópolis: a partir das 9 horas, em frente à Catedral.
Contato com Rogério (48) 8421-4270;

- Joinville : a partir das 10 horas, na Praça da Bandeira.
contato com Lourivaldo (47) 99279362; e

- Blumenau: às 9 horas, na Escadaria da Catedral de São Paulo Apostolo (Rua XV de Novembro).
Contato com Sueli (47) 9183-3101

Fonte: Brasil de Fato e CUT-SC.