09/03/2015 | Movimentos Sociais

Nesta segunda (9), mulheres camponesas realizam atos por todo o Brasil

Dando sequência à Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas, milhares de militantes de movimentos sociais realizam protestos em vários pontos do país nesta segunda (9). Eles têm como objetivo denunciar o modelo do agronegócio brasileiro e alertar sobre a importância da agroecologia como alternativa sustentável.

Na maior mobilização, cerca de 6 mil pessoas iniciaram uma caminhada rumo a Salvador (BA). A marcha saiu de Feira de Santana e pretende percorrer mais de 116 km até a capital. Em Goiás, mais de 1,5 mil mulheres de diversos movimentos camponeses ocuparam a Secretaria da Fazenda do Estado reivindicando a aprovação da Lei de Fortalecimento de Agricultura Familiar e Camponesa.

Em Brasília, 800 mulheres camponesas organizadas pela Vila Campesina ocuparam a empresa multinacional Bunge. Lucimar Nascimento, integrante da direção nacional do MST, explica que o modelo da empresa para o campo brasileiro não produz alimentos saudáveis e dificulta o acesso à terra.

Na última quinta-feira (5), mais de 1 mil camponesas haviam invadido a sede da Suzano Papel e Celulose, no interior de São Paulo, para barrar a votação do eucalipto transgênico no Brasil.

Grandes mobilizações também acontecem nos estados de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Pernambuco.

Trabalhadoras rurais Sem Terra de diversas regiões de Alagoas ocupam a sede
da superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Maceió Foto:Divulgação

Mais de 6.000 Sem Terra do MST das dez regiões da Bahia iniciaram a Marcha Estadual do MST.  A marcha saiu da cidade de Feira de Santana, e percorrerá 116 km até a capital Salvador Foto: Divulgação

Cerca de 800 mulheres camponesas, organizadas pela Via Campesina, ocupam