
Um grupo de 40 pessoas montou um acampamento na noite desta quinta-feira (27) na Praça Coronel Bertaso, em frente à Catedral Santo Antônio, no Centro de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Às 21h desta quinta (27), a temperatura no local chegava a 13ºc. Apesar da previsão de uma noite fria, a maioria é estudante e alguns prometem passar a noite no local.

cidade (Foto: Eduardo Cristófoli/G1)
O acampamento não possui barracas. Os manifestantes amarraram algumas lonas entre as árvores e alguns levaram pequenos colchonetes. De acordo com um dos líderes do grupo, Marcelo Cadore, eles vão permanecer no local por tempo indeterminado. ?É um acampamento permanente e de coalizão de forças e todos são bem vindos. Não somos contra quem tem partido e nem defendemos uma única causa. Só vamos saor daqui depois que conquistar as bandeiras pelas quais estamos lutado?, disse.
Segundo Cadore, a principal reivindicação do grupo no momento é a redução no valor das passagens de ônibus em Chapecó. Eles também reclamam da qualidade dos coletivos e do número reduzido de horários em algumas linhas. Este foi o motivo de outro protesto que ocorreu na cidade durante a manhã desta quinta-feira (27). Segundo a Polícia Militar, 1500 estudantes fizeram uma caminhada pela Getúlio Vargas, a avenida central de Chapecó.
Ainda no Oeste, também houve protesto na SC-283. Cerca de 300 pessoas fecharam por uma 1h30 a ponte que liga os municípios de Águas de Chapecó e São Carlos. A mobilização pedia a revitalização completa da rodovia. O ato público reuniu estudantes e representantes de diversas entidades de nove cidades da região.
Nesta quinta-feira (27), também ocorreram protestos em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Joaçaba, Herval D´Oeste, Palhoça, Águas de Chapecó e São Carlos.
Fonte: G1 SC