Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


21/02/2014 | Movimentos Sociais

Sindaspi/SC assina manifesto contra caderno turístico do Jornal Diário Catarinense

O Jornal Diário Catarinense publicou na última terça-feira, dia 18 de fevereiro, um caderno turístico sobre a cidade de Florianópolis, divulgando os atrativos e comércios da capital catarinense. 


Dentre esses atrativos divulgados, constavam anúncios de clubes como Bokarra, uma casa de “strip-tease”, ilustrada por cinco mulheres de costas exibindo seus corpos e com as bandeiras de vários países estampadas em seus biquínis.

Esse tipo de anuncio, em um jornal que pretende apresentar a capital catarinense aos turistas, tendo em sua capa a frase “Bem vindo à Floripa!” escrito em diferentes idiomas, é uma forma de promover a prática do turismo sexual, dizendo em entrelinhas ao mundo que "em Floripa tudo é permitido" e que mulheres seminuas fazem parte de paisagens como a Ponte Hercílio Luz.

Esse tipo de propaganda sem limites beneficia apenas casas como o Bokarra e os chamados “cafetões”. Cafetões estes, que retém a maior parte dos lucros do trabalho das profissionais do sexo. É importante frisar que anúncios como este incentivam também a prática de exploração sexual de menores.

Analisando o sumário desse mesmo jornal percebemos que existem apenas os tópicos de praias, “beach clubs”, mapas, gastronomia, bares e hotéis, sendo assim questionamos:
Onde está a página cultural, a sessão capaz de valorizar e promover o trabalho dos artistas locais em uma cidade como Florianópolis, que tem sede por cultura?

Quanto a essas praias que são anunciadas, sua descrição acarreta uma verdadeira ostentação dando a entender que a cidade é restrita a uma classe de turistas elitizada. Mascara os reais problemas sociais da cidade e dos trabalhadores e trabalhadoras. 

Trabalhadores que inclusive se encontram em greve e manifestações, a exemplo dos trabalhadores do Hospital de Caridade, e alguns setores do serviço público estadual.

São graves os problemas de infraestrutura e de mobilidade urbana, não esquecendo o tráfico de drogas e a total falta de segurança em vários pontos da cidade. 

Sendo assim, este jornal pertencente ao grupo RBS, que tem como slogan “A gente faz pra você” se consiste em uma verdadeira propaganda enganosa, que não faz jus a realidade social florianopolitana e muito menos aos seus verdadeiros atrativos turísticos. 

O mínimo que este grupo deve fazer é se retratar publicamente quanto aos anúncios que promove e pelos quais é responsável e em Edição Especial mostrar a Florianópolis de verdade.

Queremos saber: Quem é o “você” do slogan? O cidadão e a cidadã catarinense, ou o gringo milionário? 


Assinam: 

Sindaspi/SCMovimento de Mulheres Trabalhadoras Urbanas (MMTU/SC) 
União da Juventude Socialista (UJS)
SINTRACARGAS SINDICATO DOS COND. DE VEÍCULOS E TRABALHADORES EM 
EMPRESAS DO TRANSP. ROD. DE CARGAS DE FLORIANÓPOLIS E REGIÃO
DO ESTADO DE SANTA CATARINA.
ADEDH - Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade.
INSTITUTO ARCO-ÍRIS
CTB-SC 
Sintaema
Madalenas Teatro das Oprimidas de SC
Casa da Mulher Catarina