25/04/2019 | Notícias Base Privada

Assembleia no Sebrae/SC define pauta de reivindicações para ACT 2019/2020

Trabalhadores no Sebrae/SC definiram na terça-feira, 23, a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2019/20 com reajuste nas cláusulas econômicas em INPC 100% mais reposição das perdas dos últimos anos.  Além disso, entre outras reivindicações, foram incluídas na pauta cláusulas referentes a auxílio combustível como alternativa ao vale transporte; auxílio farmácia de 70% dos gastos de medicamento de uso contínuo do trabalhador com teto de R$ 437; redução de jornada em vinte horas sem redução no salário para trabalhadores com dependentes portadores de necessidades especiais; a não contabilização do prazo da licença maternidade enquanto o bebê estiver internado, caso sejam necessários cuidados especiais e o vale cultura com base na lei federal 12.761/2012 no valor de R$ 50.

Os trabalhadores também aprovaram o desconto de meio dia de trabalho dos não sindicalizados afim de contribuição negocial e mais meio dia caso se vejam contemplados nas conquistas do ACT, assim como aprovaram que a homologação das rescisões dos contratos de  trabalho serão feitas no sindicato.

Sobre o acordo de banco de horas, o diferencial diz respeito às mães trabalhadoras que aderiram à jornada reduzida e garante o não desconto das horas negativas acumuladas antes do parto.

Nos próximos dias o Sindaspi/SC e o Saesc entregarão a pauta completa à direção do Sebrae/SC para iniciarem as negociações, já que a data-base é 1º de maio.