31/05/2017 | Notícias Base Privada

Sebrae/SC: proposta patronal de reajuste continua sendo de 1,02% frente ao INPC de 3,99%

javascript:void(0)Em reunião de negociação com o presidente e diretor financeiro do Sebrae/SC, dia 30 de maio, os representantes do Sindaspi/SC, Sergio Ricardo de Lima e Marcio Paulo Ribeiro, que é trabalhador na empresa,  e do Saesc, Mario Cesar da Silva, conseguiram avançar na melhoria de algumas cláusulas da contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho de 2017/2018, que deve ser avaliada dia 5, em assembleia. Com a justificativa de que o Sebrae/SC não deve ter como única preocupação pagar bem aos trabalhadores, o presidente Carlos Zigelli e o diretor financeiro Sergio Cardoso negaram possibilidade de negociar qualquer reposição acima de 1,02% nos salários e outras cláusulas econômicas.

Lembrando que o INPC acumulado de maio/2016 a abril/2017 foi de 3,99%, os dirigentes sindicais insistiram no aumento da proposta sobre a reposição e obtiveram a promessa da continuidade das negociações caso a situação da economia do país melhore. Essa foi a mesma promessa feita em 2016, quando o Sebrae repôs apenas 5% do INPC acumulado em 9,83% até agora não houve reposição dos 4,83% faltantes.

Depois da explanação dos diretores da empresa que se retiraram e deixaram seus representantes na reunião, foi possível avançar em algumas cláusulas como: o aumento de feriado e recesso na empresa sem descontar das horas positivas no banco de horas; a não existência de limite de abono de falta do trabalhador ou trabalhadora que acompanhar seu filho menor de 14 anos em atendimento médico desde que comprovada a falta; assim como no fato de não haver impedimento para o adiantamento de metade do 13% salário, caso o trabalhador solicite. Na contraproposta anterior entregue pela empresa, havia o limite de 16 horas para abono das faltas para acompanhamento médico, o adiantamento da parcela dependeria do caixa da empresa e conforme a tabela do banco de horas o trabalhador estaria sujeito a perder horas positivas em feriados como a manhã da quarta feira de cinzas. A reivindicação sobre o desconto único mensal de R$ 1,00 na folha referente aos auxílios refeição e alimentação (cada um) está sendo avaliada pela patronal.

O coordenador do Sindaspi/SC, Sérgio Ricardo de Lima, alerta que neste período de muitos ataques aos direitos dos trabalhadores é preciso estar atentos para garantir tudo o que se tem até agora e para conseguir mais.

Assembleia para deliberação acontece dia 5 de junho, segunda-feira

O Sindaspi/SC e o Saesc convocam os trabalhadores no Sebrae/SC para assembleia dia 05 de junho, segunda-feira, para deliberação sobre a contraproposta de ACT 2017/2018, às 13h30, no auditório da empresa, na SC 401 - km 01, LOTE 02 – Parque Tecnológico Alfa, Bairro João Paulo - Florianópolis - SC.

Acesse aqui o edital.

Matéria atualizada às 16:48h do dia 31 de maio/2017