12/04/2016 | Notícias Base Privada

Trabalhadores do SEBRAE-SC definem pauta de reivindicações para ACT 2016-2017

A Campanha Salarial 2016-2017 dos trabalhadores do Sebrae-SC iniciou nessa segunda-feira, 11 de abril, com assembleia convocada pelo Sindaspi-SC e Saesc com presença de trabalhadores da sede estadual e a participação on line com funcionários das nove coordenadorias regionais.

A Assembleia reafirmou cláusulas do Acordo vigente referente ao Banco de Horas conforme  calendário de feriados e pontos facultativos de maio de 2016 a abril de 2017 e também aprovou uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho a ser apresentada á Diretioria da empresa ainda nesta semana.

Entre os itens presentes na pauta deste ano estão: - o reajuste salarial e das cláusulas econômicas conforme o INPC; - recebimento de um 13º vale alimentação em dezembro; - regulamentar a flexibilidade de horários de entrada entre 7 e 9 horas e a saída entre 17 e 19 horas; - o recebimento do auxílio-enfermidade a partir do 16º dia em vez do atual 31º; - recebimento do vale-alimentação enquanto o trabalhador estiver sob o auxílio enfermidade. Outras reivindicações foram: - a garantia de que valor referente ao auxílio-creche seja repassado a quem preferir contratar babá para cuidar dos filhos; - a ampliação da licença-paternidade para 20 dias e - a mudanças no número de dias da licença por falecimento e casamento para cinco dias úteis

A assembleia também decidiu cobrar que a empresa elabore um plano de metas e garanta a avaliação de cada funcionário todos os anos, como também deliberou garantir a presença de um representante da associação dos funcionários nas negociações.

Marcio Paulo Ribeiro, coordenador do Sindaspi e empregado do Sebrae há 26 anos, avalia que diante da conjuntura atual pode ser mais difícil de conseguir aumento, mesmo assim na negociação o Sindicato vai buscar esse  objetivo, levando em consideração a defasagem presente todos os anos nos salários.

Os trabalhadores devem estar atentos às negociações e à data da próxima assembleia para avaliar, organizados, a contraproposta dos patrões.
Ao todo o SEBRAE possui 175 trabalhadores, destes 80 na Capital e o restante nas coordenadorias regionais.