15/01/2019 | Notícias Base Pública Epagri e Cidasc

ACT 2018/2019: ASSEMBLEIAS APROVAM PROPOSTA DO GOVERNO

No dia 10 de janeiro, as assembleias regionais dos trabalhadores aprovaram por maioria de votos a contraproposta apresentada pelo governo. Apesar de aprovada a proposta, os trabalhadores se mostraram muito descontentes, pois a correção do INPC, no valor de 1,69% no salário e no Vale Alimentação somente será pago a partir de junho de 2019 sem retroatividade.

As assembleias tiveram boa participação. Alguns trabalhadores estavam em férias e mesmo assim compareceram para decidir sobre a contraproposta apresentada pelo governo do estado.

Como sempre o descaso com os trabalhadores continua, a contraproposta foi encaminhada para o Sindaspi às 19:30h do dia 19 de dezembro de 2018. Portanto, respeitando prazo legal, é que as assembleias foram realizadas somente em Janeiro de 2019.

As perdas salarias nos últimos anos já são imensas. Os trabalhadores já estão cansados do desrespeito por parte do governo. Enquanto deputados garantem seus aumentos abusivos na calada da noite, os servidores públicos de Santa Catarina continuam sendo massacrados e humilhados.

O conselho deliberativo definiu em reunião nos dias 29 e 30 de novembro de 2018, que não seria chamada assembleia sem que viesse o mínimo que seria: reposição do INPC em Clausulas econômicas; garantia de emprego até 30 de abril de 2020; e garantia da data base. Outra preocupação do Sindaspi é a terceirização, descartada até o presente momento pelo novo Secretário da Agricultura. Mesmo assim estamos de olho.

Durante os próximos dias será encaminhado um ofício à Secretaria da Agricultura informando sobre o resultado das assembleias e também solicitando uma data para assinatura do ACT 2018/2019.

A coordenação do Sindaspi/ SC agradece a todos os envolvidos nessas assembleias e pedimos que os trabalhadores fiquem mobilizados, pois já estamos trabalhando para começar a Campanha Salarial 2019/2020. Atendam o chamamento do Sindaspi. É de suma importância que participem para definir pautas do próximo ACT. Sindicato é cada um de nós!