20/06/2013 | Notícias Base Pública Epagri e Cidasc

ACT EPAGRI/CIDASC: Contraproposta do governo é aprovada pela maioria

Na tarde de hoje, 20 de junho, a assembleia estadual dos trabalhadores aprovou por maioria de votos a contraproposta apresentada pelo governo. Apesar de aprovada a proposta, os trabalhadores se mostraram muito descontentes com a postura do mesmo em aterrorizar a categoria com a cláusula da garantia de emprego. Várias falas foram no sentido de que os trabalhadores não devem mais ceder a estas pressões e na próxima campanha salarial o esforço seja para ganhos reais.

A correção do INPC, no valor de 7,16% (sete vírgula dezesseis por cento) e o vale alimentação de R$ 17,00 (dezessete reais) já passam a valer na próxima folha de pagamento.

A coordenação do Sindaspi alertou que apesar de termos garantido alguns importantes avanços como a reposição de parte das perdas no vale alimentação e a garantia de emprego até abril de 2015, a contraproposta mantém cláusulas rejeitadas pela maioria dos trabalhadores nas assembleias como a que prevê pagamento diferenciado do adicional de insalubridade entre diferentes grupos de trabalhadores nas empresas e a desvinculação do adicional de insalubridade e do auxílio creche babá ao salário mínimo regional, o que pode rebaixar o seu reajuste nos próximos acordos.

O Sindaspi continuará na luta e acompanhado as revisões dos PCS´s da Epagri e Cidasc, pois tanto o governo como as empresas afirmaram nas mesas de negociação que muitos dos problemas salariais estariam resolvidos com os Planos de Cargo e Salários e que os trabalhadores de campo da Epagri e os trabalhadores nas barreiras da Cidasc terão o seu piso salarial em patamares descentes. O Sindaspi vai cobrar e conta com a mesma postura dos trabalhadores. A categoria vai se manter unida, alerta e mobilizada para garantir avanços, mesmo com o ACT assinado. Já em Agosto temos uma reunião agendada com o secretário da agricultura com a finalidade de cobrar melhorias na escala de trabalho e salário dos trabalhadores nas barreiras, os quais estão se organizando para possíveis mobilizações ainda no primeiro semestre deste ano.

Após a aprovação da contraproposta, os afiliados do Sindaspi das regiões de Xanxerê, São Lourenço do Oeste, Concórdia, Joaçaba, Videira, Canoinhas, Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Joinville e Jaraguá, Caçador, Lages e Mafra elegeram novos coordenadores para suas regiões. O Sindaspi deseja boas vindas a estes novos coordenadores que passarão a fazer parte do nosso conselho deliberativo. Que estejam atuantes e presentes nas lutas do sindicato.