26/03/2018 | Notícias Base Pública Epagri e Cidasc

Campanha salarial 2018/19: Pautas estão protocoladas na Secretaria de Agricultura e nas empresas

Trabalhadores na agricultura querem renovação de cláusulas atuais e novas garantias

O coordenador do Sindaspi/SC, Daniel Nunes das Neves protocolou dia 20 de março as pautas de reivindicações dos trabalhadores aprovadas em assembleia geral extraordinária do dia 7, último, nas empresas Ceasa, Cidasc e Epagri e na Sede da Secretaria de Agricultura e Pesca de SC.

As pautas contém 45 cláusulas entre novas e já presentes no ACT atual, tendo  algumas pequenas modificações. Entre as cláusulas novas e de igual teor estão: a que reivindica que as empresas contribuam com incentivo à sindicalização dos trabalhadores; a ultratividade do ACT enquanto um novo não for firmado; além do compromisso de as empresas fornecerem mensalmente ao Sindicato uma cópia do Cadastro Geral de Empregados Admitidos e Demitidos (Caged); a proibição da utilização por parte das empresas da mão de obra de terceiros e de trabalho intermitente; a cessão do vale cultura de R$ 50 mensal; a implantação de uma comissão formada com diretores da empresa e representantes sindicais que proponha junto ao governo maneiras que possibilitem aumentar o orçamento do Estado destinado à Secretaria de Agricultura.

Para garantir a cobertura de gastos na campanha salarial, os trabalhadores na Ceasa aprovaram desconto referente a um dia de trabalho enquanto os trabalhadores na Cidasc e Epagri adotaram desconto de três dias de trabalho em três parcelas anuais.

Nas cláusulas econômicas, os trabalhadores reivindicam a correção do INPC para corrigir os valores dos salários, do adicional de insalubridade (Ceasa), da gratificação  dos trabalhadores no Terminal Graneleiro operado pela Cidasc; do auxílio creche e nos vales alimentação, sendo esse aplicado em cima do valor de 25 reais para os trabalhadores na Cidasc e Epagri e de 27 reais para os trabalhadores na Ceasa. Os trabalhadores na cidasc e na Epagri aprovaram também o aumento real de 3% nos salários.

O repasse solicitado às três empresas ao plano de saúde é de 4,5% sobre a folha de pagamento.
Além disso, os trabalhadores na Ceasa pedem a elaboração e implantação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários no prazo de um ano; escala de trabalho de 12x60 horas para os que exercem função de orientador de mercado e correlatos; o vale combustível de R$250.

O diferencial deste ano na pauta dos trabalhadores na Cidasce na Epagri é que  a garantia de emprego deve valer somente para os sindicalizados ao Sindaspi/SC.

Caso não haja nenhuma resposta concreta a respeito das pautas nos próximos dias, o Comando Unificado dos Sindicatos convoca as categorias à mobilizações e esquentas nos locais de trabalho.

Acesse AQUI PARA LER AS PAUTAS:

PAUTA CEASA

PAUTA CIDASC/EPAGRI