BLOG SINDASPI-SC
Campanha salarial 2018/19: Pautas estão protocoladas na Secretaria de Agricultura e nas empresas

O coordenador do Sindaspi/SC, Daniel Nunes das Neves protocolou dia 20 de março as pautas de reivindicações dos trabalhadores aprovadas em assembleia geral extraordinária do dia 7, último, nas empresas Ceasa, Cidasc e Epagri e na Sede da Secretaria de Agricultura e Pesca de SC.
As pautas contém 45 cláusulas entre novas e já presentes no ACT atual, tendo algumas pequenas modificações. Entre as cláusulas novas e de igual teor estão: a que reivindica que as empresas contribuam com incentivo à sindicalização dos trabalhadores; a ultratividade do ACT enquanto um novo não for firmado; além do compromisso de as empresas fornecerem mensalmente ao Sindicato uma cópia do Cadastro Geral de Empregados Admitidos e Demitidos (Caged); a proibição da utilização por parte das empresas da mão de obra de terceiros e de trabalho intermitente; a cessão do vale cultura de R$ 50 mensal; a implantação de uma comissão formada com diretores da empresa e representantes sindicais que proponha junto ao governo maneiras que possibilitem aumentar o orçamento do Estado destinado à Secretaria de Agricultura.
Para garantir a cobertura de gastos na campanha salarial, os trabalhadores na Ceasa aprovaram desconto referente a um dia de trabalho enquanto os trabalhadores na Cidasc e Epagri adotaram desconto de três dias de trabalho em três parcelas anuais.
Nas cláusulas econômicas, os trabalhadores reivindicam a correção do INPC para corrigir os valores dos salários, do adicional de insalubridade (Ceasa), da gratificação dos trabalhadores no Terminal Graneleiro operado pela Cidasc; do auxílio creche e nos vales alimentação, sendo esse aplicado em cima do valor de 25 reais para os trabalhadores na Cidasc e Epagri e de 27 reais para os trabalhadores na Ceasa. Os trabalhadores na cidasc e na Epagri aprovaram também o aumento real de 3% nos salários.
O diferencial deste ano na pauta dos trabalhadores na Cidasce na Epagri é que a garantia de emprego deve valer somente para os sindicalizados ao Sindaspi/SC. Caso não haja nenhuma resposta concreta a respeito das pautas nos próximos dias, o Comando Unificado dos Sindicatos convoca as categorias à mobilizações e esquentas nos locais de trabalho.
|