26/08/2013 | Notícias Base Pública Epagri e Cidasc

Cidasc deve apresentar nova proposta de PCS

Após muitas cobranças e pressão por parte dos trabalhadores da Cidasc, finalmente a empresa deve apresentar, no dia 10 de setembro, às 14 horas, a proposta do novo PCS, elaborado por uma assessoria contratada pela empresa.

A pressão política realizada pelos trabalhadores nas barreiras, juntamente com o sindicato, foi decisiva para acelerar a divulgação, que o governo já havia prometido para o final de julho. O conteúdo da proposta ainda não foi divulgado, apenas que terá um impacto financeiro insignificante. O parecer do CPF em relação à mesma também não existe. Ou seja: embora concluída a proposta, ela não é concreta, pois ainda depende da aprovação do Conselho Política Financeira (CPF). É, portanto, uma proposta da empresa, não do governo. Mesmo que contenha benefícios para os trabalhadores (o que saberemos somente após o dia 10) não tem até o momento, nenhuma garantia de implementação.

Enquanto isso, a secretaria da agricultura continua enrolando os trabalhadores. Ainda não deu retorno sobre a pauta dos trabalhadores nas barreiras, que foi apresentada no último dia 12 para o secretário adjunto Ayrton Spyes. O prazo dado ao governo pelos trabalhadores está se esgotando o que obriga a discussão de um estado de greve ainda para o mês de setembro.

A imprensa já divulga os primeiros embarques de carne suína para o Japão, concretizando-se um sonho das agroindústrias e do governo estadual. Enquanto isso ganha a cada dia mais evidência a importância do status de zona livre de febre aftosa nesse processo, adquirido por Santa Catarina graças aos trabalhadores da Cidasc e a vigilância permanente dos barreiristas. Mesmo assim, o governo insiste em ignorar as necessidades desses trabalhadores deixando claro que a sua prioridade é garantir o lucro das agroindústrias com mão-de-obra barata. Contam com o futuro apoio e financiamento de suas campanhas eleitorais para se perpetuarem no poder.

O Sindaspi vai continuar lutando para que estes trabalhadores sejam reconhecidos com a garantia de melhores condições de trabalho e salário. Esperamos que a empresa faça a sua parte para sensibilizar o governo e não apenas gaste recurso público para elaborar uma proposta de falsas esperanças aos trabalhadores, destinada ao engavetamento.