13/06/2013 | Notícias Base Pública Epagri e Cidasc

Contraproposta do governo deixa importantes lacunas

Após ter recebido a última contraproposta oficial do governo, o Sindaspi passou a analisar os seus principais pontos. Apesar de termos garantido alguns importantes avanços como a reposição de parte das perdas no vale alimentação e a garantia de emprego até abril de 2015, são importantes e necessárias fazer algumas ponderações:

1. A contraproposta mantém cláusulas rejeitadas pela maioria dos trabalhadores nas assembleias como a que prevê pagamento diferenciado do adicional de insalubridade entre diferentes grupos de trabalhadores;

1. A desvinculação do adicional de insalubridade e do auxílio creche babá ao salário mínimo regional pode rebaixar o seu reajuste nos próximos acordos, visto que o piso estadual tende a aumentar sempre acima da inflação e a partir de janeiro de 2014, os valores já estarão desatualizados;

1. A cláusula que prevê jornada de trabalho de 24 x 96 horas para os trabalhadores nas barreiras simplesmente foi ignorada, não contemplando esses trabalhadores;

1. O vale alimentação continuará defasado estando o reajuste proposto muito abaixo da inflação do último período. A maior parte das empresas públicas do estado tem um vale maior, como exemplo, cita-se o Ciasc, cujo vale é de R$ 17,80 e está sendo negociado para R$ 19,00;

1. O governo e as empresas vêm afirmando nas mesas de negociação que muitos problemas salariais estariam sendo resolvidos nas revisões dos PCSs (da Epagri e Cidasc). No entanto, até o momento nada foi apresentado, nem um esboço sequer de como esses problemas serão sanados e como as os trabalhadores de campo da Epagri e os trabalhadores nas barreiras da Cidasc, terão o seu piso salarial em patamares descentes. O Sindaspi ofereceu alternativas na negociação, mas não foi ouvido pelo governo. Será que podemos confiar no PCS?

1. A contraproposta não prevê nenhuma reposição das perdas salariais que já somam mais de 30%.

Diante desses pontos, que acreditamos ser necessário ainda avançar, estaremos discutindo no conselho deliberativo, o encaminhamento mais apropriado para a campanha salarial em curso. Os trabalhadores já tiveram um saldo positivo em não se deixar levar pelo afobamento e o desespero, típicos do comodismo. Agora, precisamos agir com maturidade, clareza e autonomia, definir qual o melhor caminho a seguir para garantir um bom acordo para a maioria dos trabalhadores. Contamos com a compreensão e colaboração de todos. Veja abaixo a contraproposta oficial na integra.

CONTRAPROPOSTA DO GOVERNO ACT CIDASC

CONTRAPROPOSTA DO GOVERNO ACT EPAGRI