12/08/2013 | Notícias Base Pública Epagri e Cidasc

Epagri/Cidasc: Trabalhadores avaliam campanha salarial

Trabalhadores  na Epagri e Cidasc reuniram-se na última sexta, 9 de agosto, para avaliar a campanha Salarial 2013/14 e definir estratégias para próxima campanha salarial, a qual já foi dada a largada, com o sindicato querendo ouvir sua opinião.

A luta vale a pena

Os desdobramentos da campanha salarial, deste ano, deixam claro e transparente, o fato de que as mobilizações dos trabalhadores, mais cedo ou mais tarde, produzem efeito positivo. O que vinha levando meses para ocorrer (uma contraproposta plausível de ser votada pelos trabalhadores), em 2013, foi acelerado pelo temor do governo de novas mobilizações ante a presença de uma missão japonesa que tratava da assinatura de contrato milionário com aquele país para exportação de carne suína.

O governo não quer deixar transparecer que há deficiências que possam comprometer o status de zona livre de Aftosa sem vacinação que Santa Catarina ostenta graças ao esforço heroico dos trabalhadores nas barreiras. Porém, já estão ficando óbvias algumas deficiências, especialmente com relação à falta de pessoal, condições de trabalho e salário digno para esses trabalhadores. O ano de 2012 foi de intensa mobilização. Embora, sem um grande número de manifestantes, mas com o respaldo de assembleias gerais, as mobilizações provocaram um efeito retardado, ora pela sua radicalidade, ora pela insistência com que foram realizadas. Assim, quem esteve na rua em 2012 pode bater no peito com orgulho, sua luta não foi em vão.

A campanha de negociação do ACT 2014/2015 se insere num contexto em que a saúde, educação, segurança pública e as contas estaduais estão em frangalhos.

A incompetência administrativa, o desperdício de dinheiro público nas SDRs, na publicidade, na terceirização da merenda escolar, na isenção fiscal para grandes empresas, somados à queda na arrecadação, estão levando o estado com um dos maiores PIB per capita do país, a beira da falência.

Um dos únicos setores que pode fazer a economia voltar a respirar são as exportações agropecuárias. Este setor, que deveria ser considerado a "menina dos olhos" está sendo conduzido com total irresponsabilidade, pois não se sabe até quando status de zona livre de aftosa sobreviverá frente o verdadeiro massacre que está sendo imposto aos trabalhadores nas barreiras da Cidasc.

Mais grave do que isso só a possibilidade de termos mais quatro anos de Raimundo Colombo no comando de Santa Catarina. Especialmente, após o anúncio de que em 2016, Santa Catarina vai perder anualmente mais de R$ 150 milhões com a nova forma de repartição do FPE (Fundo de Participação dos Estados) recentemente aprovada no Senado Federal. Assim, os senadores catarinenses mostraram sua incompetência na defesa dos interesses do estado. As elites e os partidos que sempre governaram o estado estão se organizando para a reeleição de Colombo, enquanto a oposição permanece indecisa. São mais quatro anos que o governo Colombo precisa para implementar as reformas já anunciadas pelo secretário Gavazoni, dentre elas, a extinção de várias empresas públicas.

As eleições de 2014, portanto, também fazem parte do cenário da próxima campanha salarial. Teremos um ano eleitoral pela frente o que obriga os trabalhadores a acelerarem as negociações, sob pena de sermos punido pela chamada lei eleitoral, que o governo sempre usa para não conceder aumento ou reposição de perdas salariais. Assim, a categoria terá o desafio de antecipar a definição da pauta de reivindicações e promover ações capazes de abrir mais cedo a mesa de negociação. Certamente as mobilizações serão mais intensas e radicalizadas.

É um dos nossos maiores desafios tornar a negociação do ACT um processo permanente. Se a base permanecer mobilizada e disposta a lutar o Acordo coletivo pode ser melhorado, sem a necessidade de esperarmos pela nova data-base.

Dada a largada para a próxima campanha

Para dar início à campanha salarial 2014/2015 o Sindaspi vai tornar disponível na sua página eletrônica, um espaço para sugestões e opiniões dos trabalhadores em relação à campanha. Trabalhador: utilize esse espaço. Contribua com a sua visão e experiência para ajudar o Conselho do Sindaspi a dar o rumo certo para ampliar as conquistas da categoria.

Para tanto, está sendo criado um espaço no site, onde o trabalhador poderá clicar e escrever sua proposta, sugestão e até mesmo sua avaliação sobre o andamento das campanhas salariais. Enquanto o pessoal cria este espaço, você, que já tiver sua sugestão, pode encaminhar seu  e-mail para imprensa@sindaspisc.org.br

Também serão realizadas reuniões regionais para discutir a próxima campanha salarial, o objetivo é discutir e construir juntos todo o processo da nova campanha, a qual já foi dada a largada.