BLOG SINDASPI-SC
Redução do valor pago de insalubridade na Epagri está sendo contestado.

Em mais uma demonstração de total desrespeito a Epagri reduziu o valor pago de insalubridade aos empregados que fazem jus do adicional.
A empresa está alegando que a cláusula do ACT está com o valor de R$1.045,00, o que de fato é o valor do instrumento 2020/2021, porém a Epagri estava pagando como indexador o valor do Salário Mínimo, ou seja, respeitando o disposto no Art. 192 da CLT, inclusive citado na redação da própria cláusula. Tal fato fez com que, mesmo com a redação do instrumento anterior, o entendimento é de que continuaria sendo respeitado pelo menos o mínimo, conforme vinha sendo pago.
Mas para indesejável surpresa de todos, após a apreciação da proposta em assembleia, a empresa simplesmente "resolveu" seguir o valor descrito na cláusula, alterando o que estava praticando no pagamento.
O SindaspiSC no mesmo momento que tomou conhecimento dessa "mudança" cobrou do Negociador da Secretaria da Agricultura, que ficou de solicitar para da empresa um pedido de alteração para posterirormente com a autorização do GGG corrigir o valor da cláusula. Em nova cobrança, no dia 18 de fevereiro o SindaspiSC recebeu a informação de que já estava protocolada a demanda no Grupo Gestor, e que estão aguardando resposta. A intenção é evitar a judicialização pra não demorar mais, porém se não for resolvido é o que será feito, infelizmente.
É lamentável esse tipo de postura, que em melhor debate, persegue uma linha tênue entre descaso e desrespeito.
Sindicato é cada um de Nós!