14/03/2017 | Notícias Base Pública Epagri e Cidasc

Sindicatos farão a entrega das pautas de reivindicação nesta quarta-feira, 15 de março

Os sindicados dos trabalhadores na Agricultura se reuniram nesta terça-feira, 14 de março, na sede do Sindaspi/SC, para definir as próximas ações após as realizações das assembleias na semana passa. As pautas de reivindicações foram aprovadas pela maioria dos trabalhadores, tendo apenas cinco abstenções e nenhuma rejeição.

Nesta quarta-feira, 15 de março, os dirigentes sindicais irão protocolar as pautas nas empresas Epagri e Cidasc, nas Secretarias da Agricultura, da Administração e da Fazenda e também no CPF (Conselho de Política Financeira).

Os sindicatos solicitam a realização de uma rodada administrativa de negociação, com a presença da direção das empresas, no dia 20 de março, às 10 horas, na sede do Saesc. Também pedem uma rodada de negociação com o Secretário da Agricultura, com a participação das empresas, para o dia 21 de março, às 14 horas, na sede da SAR.

Na semana passada, os sindicatos também protocolaram na SRTE/SC o pedido de reunião de intermediação para a realização da 1º rodada de negociação junto a SRTE/SC (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), sendo sugerida a data de 22 de março, às 14 horas.

A obtenção de garantias que vão além da reposição integral do INPC acumulado de maio de 2016 a abril de 2017 nos salários e no vale-alimentação, o aumento real de 3% estão entre as principais reivindicações. No entanto, o fortalecimento das empresas é um ponto chave na pauta, como também a revisão do PCCS e o reconhecimento da greve realizada nas empresas no ano de 2015, entre outros pontos.

Sem participação, não avançamos!

Na avaliação dos dirigentes sindicais, a participação dos trabalhadores nas assembleias foi menor que a esperada, diante das dificuldades previstas para essa campanha salarial. O que demonstra que a categoria ainda não compreendeu a importância da sua participação, unidade e mobilização para garantirmos a manutenção de direitos e avanços por melhores salários. Essa luta é sua!!!

Os sindicatos reunidos também observaram a preocupação com a data base e a validade dos ACTs até então vigentes, pois a resolução 03/2017 do governo do estado, através do CPF, em seu artigo nº 8 suspende a validade das cláusulas do Acordo 2016/2017 a partir de 1º de maio. A resolução antecipa a deliberação do Pleno do STF sobre uma liminar do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a ultratividade dos ACTs (súmula 277 do TST) até que os próximos acordos sejam firmados. Assim, é necessário sermos fortes e ganharmos essa luta até nossa data base que é 1º de maio!

Apesar das pressões e ameaças, será à força dos trabalhadores nas suas lutas que definirá a história. Todos juntos! Pra ganhar, tem que lutar!

Calendário Campanha Salarial:

15/03 - 11:00 - entrega das pautas de reivindicações

20/03 - 14:00 - rodada de negociação administrativa  - no SAESC

21/03 – 10:00 - Audiência e rodada inicial na Secretária da Agricultura e Pesca.

22/03 - Rodada SRTE às 14 horas (aguardando confirmação).

25/04 - Assembleia Geral

Lutamos por: