14/08/2013 | Notícias Base Pública Epagri e Cidasc

Trabalhadores nas barreiras protestam em Simpósio de Suínocultura, em Chapecó

Cerca de 30 trabalhadores, representando as barreiras da região Oeste do estado estiveram presentes no painel Qualidade da Carne Suína no Mercado Japonês, palestra de abertura do VI Simpósio Brasil Sul de Suinocultura realizado na noite de ontem, 13 de agosto, no centro de eventos de Chapecó. Os trabalhadores portavam faixas com as principais reivindicações da categoria, buscando sensibilizar o secretário da agricultura João Rodrigues, o Adido Agrícola na Embaixada do Brasil em Tóquio, Gutemberg Barone de Araújo Nojosa - palestrante principal do evento e todos os que ali estavam para comemorar a abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense.

Através da manifestação, os trabalhadores deixaram claras suas demandas e as deficiências nas condições de trabalho nas barreiras sanitárias da Cidasc. Também mostraram sua participação decisiva na conquista do status de Zona Livre de Aftosa sem vacinação para Santa Catarina, fator principal para determinar a abertura do novo mercado, o que foi reconhecido no discurso do próprio presidente da Cidasc, Enori Barbieri.

Apesar de terem a sua permanência no local ameaçada pela organização do evento, os trabalhadores conseguiram sensibilizar os presentes e receberam diversas falas de apoio.

Foi uma mobilização vitoriosa, pois demonstrou o poder de organização e a disposição de lutar dos trabalhadores que enfrentaram quilômetros de estrada com chuva, neblina e frio intenso para protestar na noite da última terça-feira. "Será a primeira de tantas outras que forem necessárias", declarou um dos participantes, exaltando o espírito de união e a determinação que está tomando conta da categoria.

No dia anterior, segunda-feira, 12 de agosto, quarenta trabalhadores, representando as barreiras de todo o Estado, estiveram em reunião na Secretaria da Agricultura onde foram discutidas várias reivindicações relacionadas as condições precárias de trabalho em muitas barreiras e a melhoria nos salários que - na maioria dos casos - é inferior R$ 1.000,00 (mil reais). O secretario adjunto da Secretaria da Agricultura, Airton Spies, sensibilizado com as reivindicações dos trabalhadores propôs fazer os esforços necessários para atender as reivindicações, mas questionou a legalidade das reivindicações, e, deixando claro que o objetivo do Governo é contratar mão de obra barata.

Ao final da reunião foi apresentada à Secretaria da Agricultura uma pauta da categoria para a qual o governo tem 15 dias para dar retorno. Após esse período, os trabalhadores se reunirão para deliberar sobre o estado de greve.