25/04/2016 | Notícias Base Pública

Assembleia na Ceasa define pauta da Campanha Salarial 2016-2017

No dia 20 de abril, a assembleia convocada pelo Sindaspi-SC, com trabalhadores da Ceasa-SC aprovou a pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2016-2017. Por unanimidade, foi decidido manter todas as cláusulas já existentes no Acordo Coletivo vigente e  incluir cláusulas que garantam plano de saúde; - definição do quadro de pessoal da empresa visando equilibrar a força de trabalho e eliminar os serviços terceirizados; - vale cultura de 50 reais; - estabilidade no emprego por 12 meses, - gratificação de 30% da remuneração no mês subsequente ao aniversário do trabalhador na Empresa; - a implantação de política de assistência social e psicológica para os empregados, inclusive um programa de preparação para a aposentadoria; - implantação de ações voltadas à promoção da saúde e à segurança dos trabalhadores auxílio ao empregado e/ou dependentes portador de necessidades especiais. Entre as cláusulas econômicas da pauta estão:  - o  vale alimentação de 36 reais; -reajuste salarial atualizado pelo INPC entre maio de 2015 e abril de 2016, garantindo a todos trabalhadores ao menos  R$200 de aumento; - a reposição de 10% das perdas salariais acumuladas, que já somam 90% desde 1995.

A assembleia também aprovou a participação de um trabalhador nas negociações entre o Sindaspi e a empresa.

Representante dos trabalhadores

Uma comemoração neste ano é a eleição de um representante dos trabalhadores na diretoria da Ceasa. Embora já garantida há anos em ACT, somente no próximo dia 29 de abril, sexta-feira, será feita a eleição de quem que vai compor a diretoria a partir do dia 4 de maio, conforme calendário eleitoral.  Esse é o resultado de luta direta do Sindaspi junto aos trabalhadores e conquistado via judicial.

O Sindaspi-SC deve solicitar para esta semana uma reunião de negociação da pauta com a diretoria da empresa e, ao mesmo tempo, convida os trabalhadores a ficarem atentos e organizados nas lutas da Campanha.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Sindaspi-

jornalista: Silvia Agostini