20/03/2018 | Notícias Base Pública

Campanha Salarial 2018/19: Reunião entre Sindicatos e Secretário de Agricultura fica para dia 26

Sindicatos chamam categoria à mobilização

A reunião de negociação sobre as pautas de reivindicações entre o Comando dos Sindicatos de Trabalhadores nas empresas Cidasc, Ceasa e Epagri e o agora Secretário de Agricultura e Pesca, Airton Spies, marcada para o último dia 19, foi reagendada para o próximo dia 26, segunda-feira.  Em conversa informal, na antessala da Secretaria, Spies falou aos sindicalistas que ainda não recebeu do Conselho Político Financeiro do governo do Estado o ofício que estabelece as diretrizes da negociação. Ele afirmou que o CPF defende assinar o Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 o mais breve possível, com preservação das garantias obtidas até agora e com a correção de alguns “problemas” existentes no atual ACT, que não sabemos quais são.

O Comando defende que na próxima reunião, sejam debatidas apenas propostas de cláusulas ainda não pacificadas nas reuniões anteriores, como as cláusulas econômicas principalmente, já que Spies afirmou que as a ideia seria manetr as cláusulas sociais.   Também foi cobrada uma solução concreta sobre o plano de saúde dos trabalhadores na Cidasc e pontos da contrarreforma trabalhista que o governo quer adotar. É bom deixar claro que assembleias realizadas pelo Sindaspi/SC no dia 7, último, a categoria rechaçou qualquer tipo de retrocesso e perdas de direitos.

De acordo com estudo do Dieese/SC, o INPC calculado entre maio de 2017 e abril de 2018 está projetado em 2,02%.

O Sindaspi/SC protocolou nesta terça-feira, 20, nas empresas e na Secretaria de Agricultura, as pautas de reivindicações aprovadas em assembleias de 7 de março.

Campanha e organização

Para que a campanha salarial seja vitoriosa e garantir que a assinatura do ACT até 31 de abril,  o Comando Unificado convoca a categoria à mobilização nos locais de trabalho a partir da semana que vem. Uma campanha também será lançada em rede social nos próximos dias para chamar atenção sobre a importância de manter fortes os serviços e as politicas públicas de pesquisa, extensão e sanidade agrícola.
Nesse ponto, o governo não levou em conta a proposta da audiência pública realizada em abril passado na Assembleia Legislativa de reservar 5% do orçamento geral para a Pasta da Agricultura, ao prever na LOA (Lei do Orçamento Anual) 2018, reserva de apenas 2,4 % do orçamento geral para o Setor.  Em arrecadação, Santa Catarina teve alta nominal de 9% em 2017 se comparado a 2016, e chegou a R$ 22,6 bilhões, considerando a receita tributária própria (ICMS, IPVA, ITCMD e outras taxas), superior à inflação

Um outdoor em frente à Secretaria de Agricultura também cobra do novo governador Pinho Moreira solução urgente para a Campanha.

Nesta quarta-feira, 21, os sindicalistas realizam reunirão para deliberar sobre as mobilizações no estado. Fique atento!