27/03/2015 | Notícias Base Pública

Campanha Salarial: SINDASPI-SC entrega pauta de reivindicações referentes à Cidasc e à Epagri

Após as Assembleias Regionais terem aprovado as pautas de reivindicações dos trabalhadores das empresas públicas no final de fevereiro, a Coordenação Estadual do SINDASPI iniciou nessa semana a entrega das propostas nas empresas e na Secretaria de Estado de Agricultura e da Pesca. No dia 26, o coordenador Dornelles Pozzobon protocolou os documentos aos presidentes da Cidasc (Enori Barbieri), da Epagri (Luiz Hessmann) - e ao Secretário de Estado de Agricultura e da Pesca - Moacir Sopelsa. Na próxima semana, serão entregues as pautas em outras empresas do ramo público.

Em ofício anexo junto às pautas, o SINDASPI propõe que a primeira rodada de negociação aconteça dia 9 de abril, na Secretaria  data a ser confirmada pelos representantes das empresas e do Governo até dia 30.

Entre as reivindicações comuns estão além do INPC, 10 % de reposição salarial referente às perdas acumuladas desde o Plano Real que somam 90% (nos pisos iniciais de carreira); a incidência do aumento salarial sobre a vantagem pessoal concedida nos Acordo Coletivo de Trabalho 2003/2004 e 2009/2010, sendo inclusive incorporado ao salário base; a equiparação do valor do vale-alimentação em R$34. Dentre as cláusulas novas constam o vale–cultura, a implantação de programa de bem estar do trabalhador, garantia de serviço de transporte ou onde não haja o serviço um valor que possibilite a locomoção, além de constarem cláusulas específicas a cada setor.

Em relação à negociação, o coordenador sindical Arnoldo Cândido acredita que, “por conhecer a situação da categoria, o Secretário Moacir Sopelsa ficará sensível às pautas e aceitará as propostas, sem problemas”.

A vitória da campanha Salarial depende da organização da categoria, que deve estar atenta ao processo, principalmente das Assembleias.

As propostas entregues na Cidasc, Epagri podem ser acessadas por meio dos links abaixo:

PAUTA CIDASC APROVADA ASS. FEV. 2015

PAUTA EPAGRI APROVADA ASS. FEV. 2015

Legenda: Coordenador Dornelles Pozzobon entrega pauta de reivindicações do SINDASPI-SC na Secretaria de Agricultura e Pesca.