30/09/2013 | Notícias Base Pública

GOVERNO DO ESTADO: Extinções e fusões à vista

Extinções e fusões à vista

Estudo sobre viabilidade das empresas públicas do Estado foi concluído e será apresentado ao governador Raimundo Colombo

img Roberto Azevedo

FLORIANÓPOLIS

Caberá ao governador decidir sobre a fusão ou a extinção de empresas públicas do Estado a partir de um estudo que ainda não foi apresentado a Raimundo Colombo. O assunto está sob sigilo, mas a regra não será a economia e sim fazer mais com os mesmos recursos que estão assegurados hoje.

Secretário estadual da Administração, Derly de Anunciação confirma a conclusão dos estudos que envolvem o futuro da Besc Corretora de Seguros e Administradora de Bens (Bescor), do Centro de Informática e Automação (Ciasc), da Companhia de Desenvolvimento (Codesc), da Companhia de Habitação (Cohab), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), da Santa Catarina Turismo (Santur), do Sapiens Parque e Participações e Parcerias (SC Par). Derly informa que não divulgará detalhes das conclusões técnicas sobre a viabilidade das empresas, prerrogativa do governador.

Por enquanto, o primeiro passo são os planos de demissão incentivada, salienta Derly. A coluna apurou que, extraoficialmente, poderá haver a incorporação da Codesc pela SCPar, da transformação da Cohab em uma área da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação ou mesmo em uma carteira do Badesc, bem como a fusão de Epagri e Cidasc. Desde que tomou posse, Colombo prega a otimização nas atividades das empresas, agora tem estudos com orientações para tomar decisões. Resta saber se a um ano e quatro meses do fim do mandato terá interesse em mexer no assunto.

Fonte: Notícias do Dia