28/04/2016 | Notícias Base Pública

Trabalhadores na Codesc não aceitam proposta do governo

Os trabalhadores na empresa Codesc participaram de assembleia nesta quarta-feira, 27 de abril, para deliberar sobre a contraproposta do governo, que apenas renova as cláusulas sociais e não dá nenhum reajuste salarial, nem mesmo a correção da inflação do período, que é baseada no INPC, e que segundo o supervisor técnico do Dieese, José Álvaro Cardoso, deve ficar em torno de 9%.

Por unanimidade, os trabalhadores rejeitaram a contraproposta, e decidiram entrar com o protesto no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), para garantir a data base da categoria, que é dia 1º de maio.

Dia 29 de abril é o último dia para o sindicato entrar com o protesto, que em caso de dissídio ou alguma negociação aconteça após a data base, garantirá que os trabalhadores recebam o retroativo do período, visto que o ofício encaminhado pelo CPF (Conselho de Politica Financeira) para as empresas, informando a decisão do governo em não conceder qualquer aumento aos trabalhadores, não garante nem a data base dos trabalhadores.

Caso a empresa ou governo não negociem um reajuste salarial, os trabalhadores defendem que o sindicato entre com o Dissídio Coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para que se estabeleçam os benefícios e reajustes salariais por meio de uma sentença normativa.

ACESSE AQUI OS OFÍCIOS DO GOVERNO:

OFÍCIO CPF Nº 12

OFÍCIO RESOLUÇÃO DO GGG Nº2 PAG1

OFÍCIO GGG Nº 2 PAG2

Resolução do Governo barra aumentos salariais

No dia 12 de abril, circulou em todos os jornais do estado, uma matéria com uma entrevista coletiva concedida pelo governador Raimundo Colombo, onde ele anuncia uma resolução do Grupo Gestor do Governo para barrar novas concessões de aumentos salariais a servidores públicos estaduais até o final deste ano. Segundo Colombo, "a folha de pagamento do Poder Executivo teve aumento de R$ 4,7 bilhões entre 2011 e 2015, o que representa um acréscimo de 100,94% contra o INPC de 40,57% no mesmo período".

Agora resta saber para quem foi este reajuste que o governo alega ter repassado? Pois, os servidores da Codesc, Santur, Ceasa, Epagri e Cidasc há muito tempo recebem apenas o INPC.

A campanha salarial deste ano já começou com golpes contra o trabalhador e promete ser árdua! É importante lembrar, que é preciso unidade, união e mobilização dos trabalhadores para avançarmos e garantirmos nossos direitos. Participe das ações do Sindaspi e mantenha-se informado através do nosso site.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindaspi/SC - Jornalista Cristiane Mohr (Texto e fotos)