18/05/2017 | Notícias Base Pública

Trabalhadores na Santur aprovam contraproposta de ACT.

Acordo deve valer para a folha de maio

Em assembleias gerais realizadas dia 17 de maio, quarta-feira, em Balneário Camboriú e em Florianópolis, trabalhadores na Santur (Santa Catarina Turismo) aprovaram por unanimidade a contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 apresentada pela empresa e governo. Com objetivo de fazer valer o ACT na data-base (maio),  o coordenador do Sindaspi/SC, Sergio Ricardo de Lima, protocolou na Santur na mesma tarde o acordo assinado por ele e pelo presidente do Saesc, Mario Cesar da Silva, para então ser firmado pelos representantes governamentais e da empresa.

Nas cláusulas econômicas, o ACT 2017/2018 garante a todos a reposição de 100% do INPC acumulado  (3,99%) nos salários e no auxílio alimentação; além de auxílio creche no valor de R$ 937. Houve duas novidades neste Acordo: uma é a licença paternidade de 20 dias e a outra é a exclusão da cláusula que versava sobre o diretor eleito pelos trabalhadores por já ser lei federal.
Sérgio chamou atenção para a necessidade da valorização dos trabalhadores nas empresas públicas relacionadas ao turismo e à agricultura, setores que garantem quase 50% do PIB estadual. Falou sobre o lado positivo de garantir o cumprimento da data-base, mas lamentou as dificuldades em se conseguir outras melhorias para esses trabalhadores.

Plano de Saúde
A implantação de um plano de saúde para os empregados na Santur não foi item constante no Acordo, mas o Sindicato vai continuar as negociações para que isso aconteça o mais breve possível.
O objetivo principal neste momento foi fechar o ACT para garantir a reposição ainda no salário de maio, afirmou Izabel Paiva, diretora eleita na empresa.