01/12/2017 | Notícias Empresas Públicas

Audiência Pública vai debater fortalecimento das empresas na agricultura dia 4 em Chapecó

Nesta segunda-feira, 4 de dezembro, às 14 horas acontece, no auditório do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf) em Chapecó, a primeira audiência pública regional sobre o fortalecimento das empresas públicas vinculadas à Secretaria da Agricultura e Pesca de SC.

Em sua quarta reunião, realizada dia 23 de novembro na Assembleia Legislativa de SC, o Grupo de Trabalho pelo Fortalecimento das Empresas (GT) na Agricultura definiu os últimos preparativos para o evento que tem objetivo de debater na comunidade a realidade sobre a situação das empresas Cidasc, Epagri e Ceasa, assim como as políticas públicas para fortalecer o setor e a agricultura familiar no estado.

Estão convidados para a audiência representantes das empresas e dos poderes Executivo e Legislativo estadual e dos municípios da região. A pedido do GT, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Alesc requisitou, por meio de ofício aos presidentes das empresas Cidasc e Epagri e ao Secretário de Agricultura e Pesca, a liberação dos trabalhadores na região Oeste para participarem do evento. Foi solicitada liberação dos trabalhadores nas áreas de pesquisa e extensão, nas gerências regionais de  São  Miguel  do  Oeste,  Palmitos,  São  Lourenço,  Chapecó,  Xanxerê,  Concórdia, nos Centros de Treinamento de São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia e o Gerente do CEPAF de Chapecó, assim como dos empregados nas administrações  Regionais  da  Cidasc  de  São  Lourenço,  São Miguel do Oeste, Palmitos, Chapecó, Xanxerê e Concórdia, no entanto até a tarde desta sexta-feira, dia 1º, o Sindaspi não teve ciência da resposta.

Reforçam preocupação com as políticas públicas na agricultura a pequena reserva de 2,4% do orçamento público estadual para o setor em 2018 e a recém sancionada lei l 17325/2017, que congela investimentos nos serviços públicos por dois anos em SC, enquanto o governo estadual pretende deixar de receber seis bilhões de reais em impostos gerados por grandes empresas, inclusive do ramo, no mesmo período.

Novas audiências regionais devem acontecer em 2018

O Grupo de Trabalho pelo fortalecimento das Empresas é resultado de uma audiência pública realizada na Alesc em 25 de abril deste ano e desde sua formação, reúne-se uma vez por mês. O GT conta com a presença e apoio de parlamentares e representantes dos sindicatos de trabalhadores nas três empresas e demais associações de trabalhadores rurais e da agricultura familiar no Estado. Para o ano de 2018, está prevista a realização de novas audiências regionais. Os Sindicatos entendem que o debate com as comunidades que vivem da agricultura e da pesca fundamental fortalecer ainda mais o setor, responsável por 30% do PIB Estadual.