06/12/2017 | Notícias Empresas Públicas

Fortalecimento das empresas públicas na agricultura requer mudança de rumos na gestão

A audiência pública regional sobre o fortalecimento das empresas públicas vinculadas à Secretaria estadual da Agricultura e Pesca de Santa Catarina realizada no Centro de Pesquisa e Extensão da Epagri em Chapecó, dia 4 de dezembro, último, deixou clara a necessidade de melhorias na gestão das empresas e nas  linhas de pesquisa executadas pela Epagri, de ampliação de investimentos do Estado nas empresas e na agricultura familiar.

Convocada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, a audiência contou com a presença da vereadora em Chapecó Marcilei Vignatti,  os deputados estaduais Cesar Valduga, Dirceu Dresch e Luciane Carminatti, dos coordenadores sindicais Daniel Nunes das Neves (Sindaspi), Eduardo Piazera (Seagro), de Ivan Baldissera (gerente regional da Epagri) e de Alexandre Bergamin (coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), empregados na Cidasc e na Epagri e membros de  organizações de trabalhadores na agricultura.

Dentre diferentes proposições e reclamações apresentadas pelos presentes, principalmente na questão administrativa, é preciso que a Epagri fomente a agricultura familiar e inove suas linhas de pesquisa que hoje priorizam somente cultivo de pastagens, milho e feijão, pois não correspondem à capacidade e às demandas da sustentabilidade alimentar do Estado. A partir de duras críticas à possível doação de área do Cepaf a outros órgãos, foi proposta a formação de um conselho de gestão do Centro com  a presença de seus trabalhadores e representantes de organizações de pequenos agricultores locais, já que a doação contribuiria apenas para enfraquecer as empresas e deixar o estado à mercê do agronegócio.

Já no ponto de vista da gestão estadual, o aumento de investimentos e do repasse do Estado à pasta da agricultura, dos atuais 2,4% para no mínimo 5% do orçamento, também foi tema discutido no evento, pois a cada dia faltam mais recursos e pessoal nas empresas que têm papel fundamental para a geração de 30% do PIB no estado.

Encaminhamentos
Para dar prosseguimento ao debate que deve continuar em outras audiências e seminários regionais ainda em 2018, será encaminhado ao Grupo de Trabalho pelo Fortalecimento das Empresas na Agricultura formado na Alesc um documento com os principais assuntos discutidos na audiência pública. Ao finalizar toda essa primeira etapa de audiências e seminários, o GT deve apresentar ao governo do Estado e à Secretaria de Agricultura as alternativas para fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas ao setor.

Como entidade comprometida com a luta por melhorias nos serviços públicos e consequentemente por melhorias de condições de trabalho nas empresas, o Sindaspi/SC convida a categoria a ficar atenta ao calendário das próximas audiências e seminários e participar de cada discussão a respeito.

Por: Silvia Agostini Pereira - jornalista
Fotos de José Carlos Moreira

VEJA MAIS FOTOS
Na mesa: Marcilei Vignatti, Eduardo Piazera, Alexandre Berganim, Luciane carminatti, Dirceu Dresch, Cesar Valduga, Ivan Baldissera e Daniel das Neves