06/08/2017 | Notícias Empresas Públicas

GT sobre fortalecimento das empresas realiza sua primeira reunião

Audiência ública em abril reuniu mais de 500 trabalhadores

O Grupo de Trabalho criado na Assembleia Legislativa de SC para estudar a realidade e propor iniciativas de fortalecimento das empresas públicas da agricultura começou a se reunir na sexta-feira, dia 28 de julho. O Grupo foi formado a partir da audiência pública sobre O fortalecimento das empresas públicas Cidasc e Epagri realizada em 25 de abril e para contribuir na viabilização dos encaminhamentos sugeridos a partir do debate, como: o aumento do volume de recursos no orçamento para a agricultura para 4 ou 5%; exercer mais diálogo com os catarinenses sobre esse serviço público a partir da realização de seminários regionais e então traçar e implantar, a curto, médio e longo prazos, um plano estratégico de desenvolvimento das empresas e pensar a promoção de políticas públicas de agroecologia.

No primeiro encontro, o GTFE (Grupo de Trabalho de Fortalecimento das Empresas) definiu ampliar a participação de entidades no Grupo, de modo que a agricultura familiar e a agroecologia sejam assuntos abordados em suas ações, assim como decidiu participar da Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços Públicos, também criado na Assembleia no último mês de junho e buscar a reativação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, criada em 2010. Uma das denúncias a serem apuradas é o fato de a Epagri poder ser extinta a qualquer momento, por conta de o governo desviar cada vez mais a finalidade da empresa que é Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa, como por exemplo, transformá-la em espécie de correspondente bancário, distorcendo totalmente a função da empresa quanto ao assessoramento aos trabalhadores em extensão rural.

Na próxima reunião, marcada para dia 25 de agosto, às 14 horas, o primeiro assunto na pauta é debater sobre o papel dessas empresas. Participaram da primeira reunião representantes do Sindaspi/SC, Seagro/SC, Sindzoot e Sinsesc e o mandato do deputado Dirceu Dresch.

Ameaças
Desde anos os governos de Santa Catarina vêm enfraquecendo essas empresas , aplicando plano de demissão voluntária incentivada, diminuindo recursos de modo a investir somente no agronegócio e passando funções estratégicas como a pesquisa e extensão agrícola e fiscalização sanitária para empresas e institutos terceirizados. Os títulos internacionais que o Estado tem de área livre de aftosa e gripe suína sem vacinação por conta da qualidade dos serviços prestados pelos servidores é que garantem importantes acordos de exportação de carnes catarinenses.

Por todas essas ameaças somadas à grave crise política e econômica que o Brasil vive, de congelamento de investimentos públicos por 20 anos e de minimização dos serviços públicos,  o Sindaspi faz parte desse Grupo de Trabalho, que pretende mostrar a importância e os caminhos necessários de manter e ampliar políticas públicas voltadas à pesquisa e extensão agrícola, à agricultura familiar, à fiscalização sanitária e distribuição de alimentos saudáveis na mesa da sociedade catarinense.