06/09/2019 | Política

Cortina de Fumaça - Uma Tática de Governar

Significado: nuvem espessa de fumaça produzida pelas chaminés dos navios de guerra, ou feita artificialmente com produtos químicos, cujo propósito é encobrir a visão dos oponentes para despistar. Qualquer atitude que iluda, engane e amenize as reais intenções ou motivos.

Em alguns momentos da história surgem novos fenômenos políticos de forma mais rápida que o pensamento crítico dos intelectuais e organização dos trabalhadores conseguem acompanhar. Com o bolsonarismo acontece o mesmo. Até março de 2018 a maioria dos intelectuais e “formadores de opinião” consideravam que Bolsonaro teria uma expressiva votação, mas não teria chance de vencer. Uma das grandes dificuldades de compreender o que representa essa “nova” extrema-direita brasileira é que ela se move sob uma constante CORTINA DE FUMAÇA: falsas pautas e debates para esconder o que é central na economia, política, condução do Estado e política externa.

Algumas coisas, porém, já sabemos com clareza. Uma delas é que o bolsonarismo representa a continuidade da ofensiva de classe burguesa iniciada com o Governo Temer e agora radicalizada com Bolsonaro sob a “legitimidade” das urnas. É um projeto da burguesia interna sob o comando do imperialismo estadunidense que visa intensificar a superexploração da força de trabalho (retirando qualquer resquício de direito trabalhista), aprofundar a privatização dos bens públicos e das riquezas naturais, destruir completamente os direitos sociais, despedaçar a soberania nacional e aprofundar a dependência e o subdesenvolvimento.

Para distrair o conjunto dos trabalhadores das consequências desse programa antinacional e antipopular, é fundamental desviar constantemente a atenção pública para temas secundários e laterais. Aprofundando a arte que obteve êxito na eleição o governo Bolsonaro e seus associados, especialmente seus filhos, atuam nas mídias sociais – como Twitter, Instagram, Facebook – provocando, diariamente, falsos debates. A postura de adolescente na internet do presidente e seus colaboradores não deve ser interpretada como sinal de despreparo de um deputado medíocre, mas como uma tática de comunicação, até esse momento bastante eficaz, que visa criar uma cortina de fumaça sobre os temas fundamentais.

O enfrentamento eficaz a tudo isso exige de todos os militantes e lutadores sociais do país uma postura propositiva que saia da reação e deixe de se pautar pelo absurdo do que é dito pelo presidente e sua equipe. A reconstrução de um projeto radical de transformação política do país que crie uma nova hegemonia que não só consiga organizar uma forte resistência, mas que também forje as condições para uma ofensiva dos explorados e oprimidos do país. E não conseguiremos isso sem desviar-se da forte cortina de fumaça ideológica e infantil produzida todos os dias pelo Governo Federal.

Fonte: midianinja.org/Jones Manuel.