10/05/2019 | Previdência

Seminário sobre reforma da Previdência acontece neste dia 11 em Joinville

Estarão na mesa o deputado Pedro Uczai e o ex ministro da Previdência Miguel Rossetto

No dia 11, sábado, das 10 às 12 horas, os trabalhadores de Joinville poderão tirar dúvidas a respeito da PEC número 6/2019, que trata das alterações na Previdência em seminário promovido pela União Sindical,no auditório do Sindicato dos Têxteis.
A atividade vai contar com a presença do deputado federal Pedro Uczai e do ex-ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto.

A proposta do governo Bolsonaro, que tramita no Congresso,  chamada de reforma traz diversas mudanças tanto em regras para aposentadoria como para benefícios da Seguridade Social, pondo em risco direitos já garantidos como a licença maternidade e auxílio doença,  além de acabar com a contribuição do empregador e do Estado no recolhimento para o FGTS dos trabalhadores, já que o objetivo do governo é implantar um regime de capitalização.

De acordo com o economista do Dieese/SC, Maurício Mulinari, atualmente 54% da população trabalhadora brasileira está sem emprego formal. Caso essa proposta passe, teremos no futuro quatro gerações de trabalhadores disputando por vagas com salários mais baixos, ampliando o abismo social. Mulinari diz que hoje apenas 60% dos trabalhadores conseguem se aposentar pelo tempo de contribuição mínimo de 15 anos. É  possível imaginar como será se o tempo mínimo passará para 40 anos?
O Sindaspi/SC aproveita a oportunidade e convida todos os trabalhadores interessados a participarem do debate.
O Sinditex fica na Rua Orestes Guimarães, 355, no bairro América.