Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


24/05/2013 | Privatizações

É hora de retomar a luta contra as privatizações

Depois de cinco anos de suspensão, cedendo às pressões das multinacionais, o governo Dilma retomou a 11ª rodada dos leilões do petróleo, no modelo de concessão inaugurado por Fernando Henrique Cardoso, onde apenas 10% da riqueza produzida vem para os cofres públicos. No último dia 14 - quando se pensava que tal modelo havia caducado, depois da aprovação do regime de partilha, que mesmo se não é o controle total do petróleo pela nação, amplia o controle pelo Estado ? 289 blocos foram entregues no regime de concessão.   

Esse leilão abre uma agenda que é um alerta: em setembro serão privatizados os aeroportos do Galeão (RJ) e Confins (MG), em outubro está prevista a 12º rodada de leilão, de gás e xisto. Ainda esse ano, além da Medida Provisória 595, aprovada no Congresso - que aprofunda a privatização dos portos ? estão na mira, as hidroelétricas e estradas. Uma agenda que afronta a soberania nacional! 

Fossem os anos de 1990, quando os governos - Collor, Itamar e Fernando Henrique - patrocinaram uma onda de privatizações, diríamos que estava na ordem natural das coisas. Eram governos eleitos contra os interesses nacionais, derrotando a candidatura do PT. E por isso mesmo, a CUT, o MST, os parlamentares do PT, os estudantes, saíram às ruas contra a entrega de nossas riquezas ao capital privado. 

Mas estamos em 2013, no terceiro governo encabeçado pelo PT que derrotou os tucanos com a justa pecha de privatistas. 

É, portanto um governo que tem toda legitimidade e, diga-se, obrigação e força - pois seria sustentado pela base social que o apóia ? não apenas para parar com as privatizações, como retomar para a nação tudo que foi privatizado. 

Os porta-vozes do capital comemoram, e há até quem diga que ?demorou demais?, acusando ?que setores do governo federal ainda boicotam toda iniciativa que implique aumento da participação do setor privado na exploração de petróleo e gás? (OESP 14/05). 

Mas de fato, são os trabalhadores e a maioria oprimida ? a quem o PT deve sua eleição - os primeiros, e mais interessados, em defender que nossas riquezas sejam controladas pela nação e utilizadas em benefício do povo brasileiro. 

A maioria das empresas que abocanhou os blocos leiloados é estrangeira. As multinacionais, confrontadas à crise capitalista estão de olho nas nossas riquezas. Um governo encabeçado pelo PT tem a responsabilidade de proteger a nação contra esse botim. 

No caso da 11ª rodada, que inaugura esse calendário privatista de 2013, é forçoso reconhecer, a resistência à privatização foi tardia.  As justas manifestações ocorridas à véspera e no dia do leilão não tiveram a força de barrar processo. Mas ainda é tempo!


Fonte: Editorial d´O Trabalho