01/03/2023 | Publicações Sindaspi-SC

DIEESE realiza um Debate sobre Conjuntura Nacional

Na manhã de hoje a entidade que presta um excelente serviço ao Movimento Sindical (DIEESE) realizou uma atividade voltada às análises e percepções do momento atual que estamos vivendo na sociedade brasileira e contou com a participação de vários sindicatos, assim como Centrais Sindicais, Federações e Confederações.

Na oportunidade, o Coordenador Geral do Dieese Ivo Castanheira fez uma breve análise do histórico da negociação salarial do piso em Santa Catarina, destacando que poucos Estados da unidade federativa conseguem aplicar uma política de valoração do piso regional e SC é referência nacional. Foi informado que o novo valor do piso está acordado em 7,43% que contempla a reposição da inflação do período mais o índice de aumento real aplicado no salário mínimo nacional, o que que faz com que não haja achatamento e desvalorização do piso regional. Porém a proposta ainda depende de aprovação da Alesc. Castanheira reforçou a importância dos sindicatos não negociarem nada abaixo em termos de índice do que foi aplicado no piso regional, que segue também o índice nacional. É fundamental que se mantenha essa política de valorização dos salários da classe trabalhadora.

DIEESE realiza um Debate sobre Conjuntura Nacional - SINDASPI-SC

O Supervisor Técnico do DIESSE - José Alvaro fez uma análise da proposta do projeto de lei que trata das alterações referentes ao movimento sindical. O projeto visa a valorização e fortalecimento da negociação coletiva e a atualização do sistema sindical brasileiro. A linha da proposta foi apresentada na íntegra para apreciação, conhecimento e debate dos presentes.

DIEESE realiza um Debate sobre Conjuntura Nacional - SINDASPI-SC

O debate foi muito produtivo pois no evento estava presente variadas correntes do movimento sindical e pode assim ser apresentadas proposições e posicionamentos, possibilitando maior ampliação de conhecimento desse projeto, que vai impactar diretamente a vida de cada trabalhadora e trabalhador, pois afeta as entidades que os representam.

DIEESE realiza um Debate sobre Conjuntura Nacional - SINDASPI-SC

A intenção da proposta é de que ela tramite ainda no início da atual gestão do Governo Federal, até pelo motivo desta não precisar de emendas constitucionais. As necessidades da atualização do sistema sindical poderão ser feitas por Lei Complementar e Regulação do que já existe, sendo assim a expectativa é de que tenhamos um processo mais célere até a implantação, que simbolicamente deverá ser efetuada até o dia 01/05 - Dia dos Trabalhadores (as).

Sindicato é cada um de Nós!