05/05/2016 | Publicações Sindaspi-SC

Revista do VII Congresso do Sindaspi-SC possibilita aprendizado diferente nas escolas

Desde o mês de março, a coordenação do Sindaspi-SC está distribuindo, nas escolas da região de Chapecó, exemplares da revista sobre o VII Congresso do Sindicato, que teve como tema o Contestado.   Com essa iniciativa, alunos do ensino básico podem ter uma nova perspectiva de estudar a história daquela região. Até o momento foram distribuídos exemplares nas instituições de ensino estaduais como as escolas básicas Marechal Bormann, professora Irene Stonoga , Coronel Lara Ribas e Sônia de Oliveira Zani, entretanto a ideia é chegar às instituições municipais, também. De acordo com o coordenador do Sindaspi-Sc, Fábio Cazuni, a revista está sendo muito bem recebida pelos diretores e professores que acharam o material de grande importância para o conhecimento e para discussão com os alunos.

A revista foi elaborada a partir de profundo debate realizado no Congresso em Canoinhas, oportunidade em que foi possível notar o caráter da luta de classes naquele conflito, que envolveu a população cabocla trabalhadora e habitante da região, capitalistas estrangeiros e governos do Paraná e Santa Catarina. Por conta das relações de exploração do trabalho na construção da estrada de ferro, foi naquela região que iniciaram os movimentos grevistas no país.

Nosso Sindicato  acredita que contribuir com o conhecimento é também função de um Sindicato, por isso a cada congresso, palestra ou evento que organiza procura discutir sobre o papel dos trabalhadores em vários setores da sociedade, nas lutas de classes que compõem a história dos povos. O objetivo central do SINDASPI é ser útil a sociedade em que vivemos.

CLIQUE AQUI PARA LER A REVISTA