25/01/2017 | Reuniões e Atividades Sindaspi-SC

Coordenação do Sindaspi inicia 2017 chamando categorias às lutas

Economista do Dieese/SC analisa cenário para 2017 e contribui no planejamento das ações do Sindicato

O ano de 2017 será de muitas ações no Sindaspi/SC e para planejar as estratégias dessas ações, a coordenação do Sindicato está reunida nessa segunda e terça-feira (23 e 24 de janeiro), na sede da Capital.

No planejamento realizado no dia 23, que contou com a presença do José Álvaro Cardoso supervisor técnico do Dieese/SC, foram determinadas ações para a campanha salarial 2017, que será bastante difícil. Após uma análise dos acontecimentos feita inicialmente já em reunião realizada em dezembro passado, reforçou-se a ideia de que os diversos e constantes ataques aos direitos dos trabalhadores requerem muita organização e unidade de todas as categorias para que as garantias históricas sejam mantidas. Estarão em jogo neste ano, além de direitos corporativos, regras da Consolidação das Leis Trabalhistas e os direitos à Previdência, saúde e seguridade social.

Em referência à campanha salarial dos trabalhadores nas empresas públicas Cidasc e Epagri e Ceasa, ligadas à Secretaria de Agricultura, também se avaliou o descaso do governo a quem mantém a sanidade vegetal e animal e a pesquisa de extensão rural e o abastecimento de alimentos no estado ao não repassar o valor do INPC retroativo a maio. Pois foi o suor diário desses trabalhadores que possibilitou lucro de 28,8 bilhões ao setor agrícola em 2016 e os maiores números na exportação de carne suína no estado. Mesmo assim, concluiu-se que apesar de difícil e com resultados não muito positivos, a campanha 2016 teve um envolvimento de muitos e um debate ampliado com a base.

Levando-se em conta todo esse cenário, a coordenação do Sindaspi/SC chama à responsabilidade de todas categorias representadas para que essa luta tenha bons resultados sem a demora que teve no ano passado.

Nesta terça-feira, 24, o planejamento foi referente a outras questões, desde administrativas até a realização do 8º Congresso do Sindaspi/SC e o futuro do Sindicato.

Por: Assessoria de Comunicação do Sindaspi/SC - jornalista Silvia Agostini Pereira