10/11/2020 | Saúde / Saúde do Trabalhador

Novembro Azul: Cuidar de você também é cuidar de quem você ama!

Dentro de um rol de comportamentos que os homens deveriam aprender com as mulheres com toda a certeza está o hábito de se cuidar.

O movimento Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália, apenas seis anos depois o Outubro Rosa que surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Poucos são os anos de diferença no surgimento dos movimentos, mas porque será que é muito mais marcante a campanha Outubro Rosa? Sim, porque a mulher se cuida mais que os homens.

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019. Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, ocorrendo principalmente entre os mais velhos.

Felizmente o preconceito em relação ao exame do toque retal, que é responsável por cerca de mais de 20% dos diagnósticos de câncer de próstata, vem diminuindo a cada dia que passa, se sobrepondo cada vez mais as piadas sobre o tema do que a negação de fazer o exame, porém isso não basta.

O que precisa mudar na cultura masculina é justamente o hábito de não se cuidar, de achar que é forte por natureza, que não precisa de ajuda, que não fica doente e passar a ter rotinas mais saudáveis, com mais práticas de exercícios, mais medicinas preventivas e menos curativas, mais exames de rotinas, mais acompanhamentos psicológicos e sobretudo, mais amor próprio. Só assim podemos prevenir essa doença que conforme os dados apresentados é um problema de saúde pública, porém com ampla margem de possibilidade de redução se nos cuidarmos mais.

Homens se cuidem e rompam essa barreira cultural, pois assim como o câncer de mama, o melhor tratamento para o câncer de próstata é a PREVENÇÂO.

Sindicato, é cada um de nós!