28/08/2017 | Trabalho Escravo / Infantil

Sinait lança portal sobre trabalho escravo contemporâneo

O Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho lançou na última semana (21), em audiência da Comissão de Direitos Humanos do Senado, o Portal Trabalho Escravo Contemporâneo, que traz informações sobre o combate a este crime no Brasil.

O portal traz notícias de resgates de trabalhadores, estatísticas e informações diversas sobre as ações das autoridades que atuam para erradicar o trabalho escravo, como os Auditores-Fiscais e Procuradores do Trabalho, além da Polícia Federal, entre outros.

Um mapa mostra os Estados onde há maior incidência dos casos de trabalho escravo, bem como uma linha do tempo com a história do combate ao trabalho escravo desde 1995 a 2017. Basta clicar na seta à direita que o internauta navegará, ano a ano, e conhecerá mais sobre as ações para erradicação do trabalho escravo no Brasil.

O portal é interativo, ou seja, uma plataforma possibilita aos visitantes da página apresentarem suas demandas sobre o que querem ver divulgado na ferramenta.

Estatísticas

A escravidão contemporânea se apresenta de diversas formas, como por meio do tráfico de pessoas até a servidão por dívida e o trabalho doméstico forçado. Segundo pesquisas da ONG Walk Free Foundation, apenas no Brasil existem mais de 161 mil pessoas vivendo sob o regime do trabalho escravo. Nas duas últimas décadas os Auditores-Fiscais do Trabalho resgataram mais de 50 mil trabalhadores em situação de trabalho análogo ao de escravo.

O Portal do Trabalho Escravo Contemporâneo pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.trabalhoescravo.com.br.

COm informações de Sinait