27/05/2014 | Troféu Sindaspi de Fotografia

Troféu Sindaspi de Fotografia traz o tema Retratos do Contestado

Em 2014, o Sindaspi/SC lança o Troféu Sindaspi de Fotografia com algumas novidades. Neste ano, serão aceitos, além das fotografias, desenhos sobre o tema definido: Retratos do Contestado.   Entre várias mudanças, o Troféu Sindaspi de Fotografia e Desenho mantém o intento de despertar o olhar dos apreciadores de imagens (fotos e desenhos) para que possam captar através do tema, tudo aquilo que envolve o dia a dia dos trabalhadores, tudo o que se refere ao coletivo, à solidariedade, à colaboração mútua, estimulando o trabalhador a pensar a união como forma de alcançar um objetivo.

O concurso busca a reflexão sobre a Guerra do Contestado, que aconteceu entre os anos de 1912 e 1916, e está celebrando o centenário, além de instigar a curiosidade e reflexões sobre este importante acontecimento da história em Santa Catarina.

O tema quer resgatar a importância deste conflito histórico na vida dos trabalhadores e nos rumos de uma vasta região do estado. Trata-se de um dos primeiros movimentos “sindicalizados” no país, onde a desestruturação das relações de trabalho propiciou uma mobilização popular por condições melhores. O Troféu Sindaspi quer aproveitar a sua criatividade para mostrar o quanto a história está viva!

Para se inscrever no Troféu Sindaspi, o candidato deverá apresentar fotografias ou desenhos sobre o tema: Retratos do Contestado, podendo captar tudo aquilo que se referem às questões do Contestado nas lutas, batalhas, costumes, vestimentas, religiosidade, natureza, armamentos da época, religiosidade, monges, ocupação humana, grupos étnicos, etc. de forma a resgatar parte desta história de lutas e conquistas coletivas.  Solte sua criatividade e participe!!!

Importante esclarecer que regulamento teve várias mudanças, inclusive na premiação, devendo ser lido com atenção, para que não ocorram problemas nas inscrições. Os 12 (doze) trabalhos selecionados (fotografias e desenhos) integrarão o Calendário 2015 do SINDASPI/SC

ACESSE AQUI O REGULAMENTO TROFÉU 2014