28/03/2024 | Artigos

VALORIZAR OS SALÁRIOS É QUESTÃO DE VONTADE POLÍTICA

O Estado de Santa Catarina paga ao seu funcionalismo abaixo do limite de alerta previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal e com caixa sub estimado pelo Governo Jorginho. Esta afirmação foi feita pela coordenadora do escritório catarinense do DIEESE, Crystiane Peres, em entrevista ao programa SINDASPI POD CAST que vai ao ar no sábado, dia 30 de março, nas redes do sindicato.

VALORIZAR OS SALÁRIOS É QUESTÃO DE VONTADE POLÍTICA - SINDASPI-SC

Na entrevista, Peres afirma que "Jorginho Mello inicia o seu governo com essa visão catastrofista sobre a economia de Santa Catarina, e que os dados não comprovam. Esse é um argumento importante para a mesa de negociação. A gente não consegue ver esse momento trágico tanto assim na economia e nas contas de Santa Catarina. O programa de ajuste fiscal, como o próprio nome já diz, lançado pelo governo Jorginho no início do mandato, ele é um programa de ajuste fiscal basicamente voltado para o controle dos rendimentos dos trabalhadores do serviço público. Não muito além disso, o controle, a proibição, a impossibilidade de realização de concursos públicos, um processo de arrocho salarial, e por aí vai, ou seja, os trabalhadores pagando a conta do Estado."

Sobre a existência de lastro orçamentário, dentro do previsto pela lei de responsabilidade fiscal, Peres afirma que "percebe aí um aumento de receita, um superávit em relação às receitas do Estado ao longo de 2023, isso por si só já é um cenário favorável, e o comprometimento das despesas com o pessoal sobre a receita corrente líquida, ela vem caindo em Santa Catarina ao longo dos últimos anos e ela está abaixo do limite prudencial desde 2019. Então existe uma folga significativa abaixo, inclusive, do limite de alerta. Normalmente, o limite de alerta não é nem muito considerado, porque muitos municípios já ultrapassam significativamente o limite de alerta, mas existe espaço suficiente para negociação em termos, se a gente considerar a lei de responsabilidade fiscal, né, então há uma distância em relação ao limite.

Acompanhe na íntegra o especial sobre as negociações coletivas de 2024 no canal do sindaspi no youtube.

Sindicato é cada um de Nós!